Principal

postheadericon Posse de Conselho reforça a democracia no SUS

 

Tomou posse o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Niterói na última terça-feira (08), em cerimônia e votação no auditório do Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro. Os Conselhos são espaços democráticos em que usuários, profissionais e gestores debatem juntos os rumos das políticas públicas.

Na Saúde, o CMS será composto por Comissões Executiva e Temáticas (Legislação, Planejamento e Financiamento; Trabalhadora, trabalhador e Recursos Humanos Acompanhamento do SUS; Educação Permanente; e Ciclos da Vida (contemplando Mulheres, LGBTQIA+, Idosos, População em Situação Rua, População Negra, Crianças e Adolescentes).

“É um marco sob vários aspectos! Estamos empenhados em ampliar o debate público sobre a saúde”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltando que a Mesa Diretora é representada por pessoas negras: “ação que deriva da luta por igualdade e no combate ao racismo”, comemorou.

Eleito presidente do CMS, o militante Joaquim Jorge afirmou que todos devem ser proativos: “O Conselho só vai ser forte se cada um se esforçar”. Enquanto Gilson Andrade, assessor de planejamento e atual coordenador adjunto do CMS, justificou que conceitos como confiança e cidadania fazem deste evento especial: “Estamos escrevendo a nossa história no SUS depois de muitas lutas e debates”, afirmou. Também pertencente à mesa diretora, Maria Ivone Suppo foi selecionada para a vice-presidência: “O CMS é o canal mais importante na inserção e da participação efetiva da população e suas coletividades no cerne das decisões sobre o SUS”

Na ocasião, os participantes do evento receberam cópias dos projetos: Niterói 450 anos; Plano Municipal de Saúde Participativo; e Plano de Integridade e Compliance. O primeiro injetará recursos para reformas nas unidades de saúde; enquanto o PMSP será utilizado para conquista de novos desafios após participação popular. Já o último projeto citado visa incentivar o comportamento ético e transparente entre os servidores públicos. Segundo a avaliação de 2021 da Controladoria Geral da União, Niterói está entre as cidades mais transparentes do país, com a nota 10 dentro da Escala Brasil Transparente.

 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner