Principal

postheadericon FeSaúde inicia admissão dos 898 funcionários públicos

 

 

Os 898 empregados públicos aprovados no primeiro concurso da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) começaram a ser admitidos na segunda-feira (7). Os profissionais vão atuar no Programa Médico de Família (PMF) e na Rede Atenção Psicossocial de Niterói (RAPS). Integrante da administração indireta da Prefeitura de Niterói, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, a FeSaúde é uma entidade pública, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado. A instituição passa a gerir o PMF e a RAPS com o objetivo de fortalecer o SUS do município e de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.


A diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider explica que o primeiro edital do concurso público foi lançado em fevereiro de 2020 e teve ampla divulgação, mas com o agravamento da pandemia da covid-19, o certame passou por um longo período de suspensão até que as condições sanitárias estivessem seguras para a realização das provas. “Passamos por um grande período de preparação para conseguirmos receber os novos empregados públicos que vão fortalecer as Redes de Atenção Primária e Psicossocial. A ansiedade de colocar nosso projeto em prática foi grande, mas também aproveitamos esse período de distanciamento para incluir no edital do concurso as cotas para negros. Foi um processo histórico, já que esse é o primeiro concurso da cidade a incluir a lei de municipal de reserva de vagas para pretos e pardos. Nossa missão neste momento é de dar continuidade e ampliar o acesso da população a um serviço que está há anos à disposição dos niteroienses”, celebra Anamaria Schneider.


A diretora-geral da fundação também agradeceu aos profissionais que trabalharam na RAPS e no PMF: “Somos muito gratos a todos que ajudaram a construir a história do Programa Médico de Família em Niterói. Essa demanda pela regularização dos empregos é uma exigência do Ministério Público do Trabalho e que a Prefeitura está respeitando. Para a nossa felicidade, ainda teremos em nossos quadros de empregados públicos muitos trabalhadores que já faziam parte de nossa rede e foram aprovados no concurso”.


A enfermeira e especialista em Saúde da Família Raphaela Silva Tavares, de 38 anos. É uma das novas empregadas públicas que já fazia parte do PMF há 16 anos. “Iniciei minha carreira em 2005, no Programa Médico de Família do Ipiranga. Após 2 anos trabalhando, iniciei a graduação, que concluí em 2011. Em 2012, participei de um processo seletivo interno e virei enfermeira no PMF Maruí, onde permaneci por mais 3 anos. Depois me tornei coordenadora da Regional Norte e estou até hoje”.


Agora, Raphaela se diz realizada profissionalmente por ter conseguido passar no concorrido processo seletivo: “Esse concurso representa para mim uma sensação de estabilidade. É uma oportunidade de ter uma estabilidade contratual. Eu me sinto muito abraçada e acolhida por todos os profissionais que já trabalhavam na FeSaúde. É uma equipe que de fato se preocupa com o bem-estar dos profissionais, com um ambiente de trabalho muito ético, acolhedor e sensível às suas questões. Para mim isso tem sido um diferencial e ser parte dessa equipe é algo fantástico”.


Outra trabalhadora da RAPS que também foi aprovada em primeiro lugar no concurso da FeSaúde é a psicóloga Juliana Leorde Maximiano Wiliam, de 42 anos: “Em 2016, passei no processo seletivo temporário para trabalhar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa do Largo, em São Francisco. Sempre amei o meu trabalho, mas era um desejo muito grande poder regularizar o meu vínculo profissional e esse momento chegou. Vou continuar me empenhando pelo nosso SUS”.


Durante todo o mês de março, todos os novos empregados públicos passarão por um grande acolhimento institucional, organizado pelas equipes da Diretoria de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento e da Diretoria de Atenção à Saúde da FeSaúde. Eles serão apresentados ao modelo de gestão da Fundação e discutirão questões relevantes aos processos de trabalho.

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner