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postheadericon Projeto Lean: Mario Monteiro inicia capacitação

 

 

Na segunda-feira, 04/04, foi dada a largada da aplicação do Projeto Lean na Unidade Municipal de Urgência Dr. Mario Monteiro (UMAM). A medida visa qualificar o gerenciamento e melhorar o fluxo na unidade de saúde, o que vai refletir na melhoria do atendimento.

 

De acordo com o diretor da UMAM, Marcos André Trindade, o treinamento com os profissionais de saúde acontece nesta segunda e terça e depois os instrutores levam uma semana para voltar a unidade e observar se foram adotadas todas recomendações. “O que foi destacado é que a equipe do Projeto Lean já elogiou a organização de rotina do fluxo de atendimento que já utilizávamos. A tendência agora é só melhorar”, afirmou o diretor.

 

A ideia é que o usuário da unidade permaneça cada vez menos tempo em seu atendimento através destes processos de otimização do tempo – inclusive, com a utilização do programa de comunicação interna SBAR (situação + background + avaliação + recomendação). O projeto, iniciado em março de 2020, foi pensado e concebido a partir de um compromisso da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), por meio do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU) do Ministério da Saúde.

 

Saiba mais sobre o projeto


O Lean Healthcare é uma filosofia de gestão e negócios, que pode ser aplicada a diferentes tipos de serviços, tal como a saúde pública. No caso, o foco é de construir e reafirmar a saúde como um direito de todos.

 

Além da diminuição de desperdícios que não agregam valor ao serviço, o Lean conta com a “Casa de Qualidade": seis princípios que regem suas dinâmicas de ações de gestão. São eles: melhoria contínua, unidade de propósito, flexibilidade e funcionalidade, visual, respeito pelas pessoas e a criação de valor cliente.

 

Na base estrutural desta casa está o cessar desperdício, respeitar as pessoas e criar fluxo. No meio, como alicerces encontram-se: a solução de problemas, gestão de performance, trabalho colaborativo, barreiras contra erros (Poka-Yoke), mapeamento de fluxo de valor, os cinco “S” (separar, organizar, limpar, padronizar e disciplinar para manter), trabalho padronizado e gestão visual. Acima dessa base, está a melhoria contínua e no topo, no telhado da casa, há o foco no paciente.

 

Além disso, o Lean traz uma visão mais enxuta (Lean Thinking) sobre os sistemas administrados, auxiliando na diminuição de desperdícios. Dentre eles: superprodução; estoque; movimentação de pessoal e pacientes; transporte de materiais; superprocessamento; espera; e talento.

 

 

 

 
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