postheadericon Gripe: Niterói imuniza idosos com 70 anos ou mais

A Prefeitura de Niterói iniciou, na segunda-feira (25), a aplicação da vacina contra a Influenza (gripe) em idosos a partir de 70 anos, e profissionais de saúde com 40 anos ou mais. A quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 permanece sendo aplicada em idosos a partir de 80 anos, com intervalo de quatro meses da terceira dose (primeira dose de reforço). A imunização estará disponível em quatro Policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas.

Para receber a dose da vacina contra a gripe, o idoso precisa apresentar identidade, CPF e cartão de vacinação. Já o profissional de saúde, além desses documentos, é necessário comprovante profissional. Para a quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 também é preciso apresentar a identidade e comprovante das doses anteriores. A imunização estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com entrada até as 16 horas.O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para a importância da vacinação.

“É fundamental que o público-alvo compareça a um posto de vacinação para receber a dose da vacina contra a Influenza. A imunização é segura e evita quadro grave da doença”, enfatiza.

Idosos, crianças, gestantes e pacientes com comorbidades possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à doença Influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a Influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves, e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Gripe – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus Influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. A influenza C causa infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Confira os locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.