Principal

postheadericon Dia de prevenção e combate à hipertensão é lembrado

Mais conhecida como pressão alta, a doença afeta mais de 38 milhões de brasileiros, atingindo os vasos sanguíneos, o coração e até o cérebro, impulsionando o sangue de forma bem intensa para todo o corpo, causando danos à saúde. A conscientização sobre a doença é marcada no dia 26 de abril. As principais complicações da hipertensão são: ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), Infarto agudo do miocárdio e insuficiência renal. 

 


Mas como prevenir? Reduza o consumo de sal, pratique atividade física regular, mantenha o seu peso adequado e controlado, evite alimentos com excesso de gordura, reduza a ingestão de álcool e não fume.    

Pensando nisso, a Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis desenvolve ações voltas para uma melhor saúde da população niteroiense, tais como:    

- Promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares no âmbito da APS;    

- Ações de educação em saúde, tais como: rodas de conversa e salas de espera relacionadas à prevenção da Hipertensão;    

- Capacitação de profissionais e gestores incluindo estratégias de manejo da Hipertensão com ênfase no autocuidado visando o aumento da adesão ao tratamento;  

- Estímulo e desenvolvimento de ações estratégicas e regulares de promoção da saúde e de prevenção das DCNT nas Unidades de Saúde;

- Aprimoramento no atendimento integral aos pacientes hipertensos, visando reduzir o número de óbitos prematuros;

- Articulação com as coordenações (Nutrição, Tabagismo, Fisioterapia, Oncologia /Regulação Vigilância Epidemiológica) para implementação das ações relacionadas as DCNT preconizadas pelo Ministério da Saúde no município de Niterói.

Niterói ainda tem um reforço extra no tratamento da hipertensão, através do programa HiperDia, presente nas unidades de saúde da cidade. O grupo reúne hipertensos e diabéticos para serem assistidos por profissionais de saúde de forma multidisciplinar e trocarem informações sobre seus tratamentos entre os usuários de saúde.

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner