Principal

postheadericon Migrantes: capacitação em saúde para essa população

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói encerrou na última quinta-feira (05) uma capacitação dos profissionais de saúde com foco no atendimento no SUS à população dos migrantes e refugiados. O objetivo da ação, que teve início na quarta-feira (04), é desenvolver um atendimento justo e digno, garantindo os direitos da população migrante, considerando as situações vulneráveis e desfavoráveis desta população, tais como a barreira da língua e a pluralidade cultural entre os países.

O evento aconteceu das 9h às 16h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A apresentação dos temas ocorreu de forma interativa, atraindo e inserindo o público presente em todas as fases dos debates, com perguntas e participação via questionário online, que mostrava as respostas de todos em tempo real.

Ao longo dos dois dias de capacitação a finalidade foi ir além da exposição dos direitos dos migrantes, mas mostrar para os profissionais da saúde que eles são uma ponte importante para assegurar o conhecimento e chegada desse público ao serviço do SUS, garantindo por direito, um acesso pleno à saúde.

A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social e Ministério da Saúde.

Em dezembro de 2021 a Prefeitura recebeu a certificação MigraCidades 2021, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU, em virtude de seus trabalhos com migrantes e refugiados.

 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner