Principal
Banner

postheadericon Luta Antimanicomial: Paciente do HPJ é repatriado na Argentina

 

Em mês que se comemora a Luta Antimanicomial, uma notícia que empolga a todos ativistas da causa. Na sexta-feira, dia 06/05, um paciente argentino que estava internado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba conseguiu retornar à sua terra natal. O usuário já estava há 12 anos no país e, antes de chegar no HPJ, encontrava-se desorientado e errante.

 

 

 

A barreira da língua foi superada com o atendimento em espanhol pelo psicólogo Luis Eduardo Godoy e a psiquiatra Vanessa Gomes. Segundo o diretor Sergio Bezz, a ligação do paciente com o psicólogo foi muito especial, tendo o usuário mandado mensagens para ele já no país de origem. Segundo Sergio, o paciente chegou muito perdido.

 

A equipe do HPJ buscava referências do paciente em seu país de origem. Foi realizado, então, contato com o Consulado da Argentina para achar a família do mesmo. O próprio cônsul foi ao hospital e o paciente já mostrava interesse de retorno.

 

Enquanto isso, o seu quadro ficava mais estável no HPJ, através da intervenção medicamentosa e atividades psicossociais – o que também permitiu a ida segura do argentino.

 

 

Texto: Rudá Lemos

 

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner