Residência Médica
Residência Médica de Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba
A Residência Médica de Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ) é credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e tem a cooperação técnica do IPUB- UFRJ (Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A Residência Médica em Psiquiatria possui como eixo orientador as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde. Deste modo, a trajetória dos residentes é pautada pela concepção da integralidade do cuidado e das práticas. A abordagem que buscamos estabelecer se constitui na compreensão que no processo de formação de profissionais de saúde é necessário considerar a incorporação de tecnologias na prática médica psiquiátrica em sua articulação com as dimensões institucionais que são responsáveis pelos cuidados nos diferentes dispositivos de atenção.
O Programa é oferecido nos diversos serviços e unidades que compõem a Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Niterói (Fundação Municipal de Saúde e Fundação Estatal de Saúde), são eles: Ambulatórios Ampliados de Saúde Mental; serviços do Hospital Psiquiátrico, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS Ad), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). De forma complementar, o Programa poderá contar com outros serviços de outras Redes que ofereçam as condições necessárias ao desenvolvimento das atividades teóricas e/ou práticas previstas no Projeto Político Pedagógico, quando de interesse do aluno e anuência da coordenação do programa para estágio externo ou optativo.
Durante o tempo de formação os residentes se defrontam com as situações do cotidiano vivo do trabalho em saúde – a Rede de Atenção Psicossocial do município de Niterói em todos os seus níveis de complexidade.
A política pública de Saúde Mental no Brasil das últimas décadas passou por importantes transformações na sua rede de serviços ao mesmo tempo em que na lógica de suas práticas. Sendo assim, também é oferecido ao residente de psiquiatria a possibilidade de vivenciar os dispositivos de cuidado com seu treinamento em serviço contemplando uma rede de Centros de Atenção Psicossocial para portadores de transtornos mentais bem como suas nuances especializadas como o CAPS Infantil, ou outros serviços de atenção infanto-juvenil, e o destinado ao tratamento dos abusos de substâncias - CAPSAD. As práticas hospitalares/internação são desenvolvidas no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba durante todo o primeiro ano. Assim, os residentes são inseridos nas enfermarias de pacientes em quadros agudos e na emergência psiquiátrica (Serviço de Recepção Integrada), ambos referência para o atendimento de portadores de transtornos mentais da cidade. O objetivo deste período é permitir o reconhecimento da experiência de sofrimento em sua fase mais aguda em paralelo ao aporte teórico da psicopatologia, psicofarmacologia e psiquiatria clínica.
O HPJ vem se configurando como um campo de investigação de diversos trabalhos científicos como monografias, dissertações e teses. Além destas, as sessões clínicas, oficinas ligadas à psicanálise, clube de revistas voltados para a psiquiatria clínica e psicofarmacologia compõem as atividades científicas, algumas de caráter obrigatório, outras opcionais.
Ao final do curso todo residente deve, regimentalmente, realizar e apresentar uma monografia com a orientação de profissional qualificado, reconhecido pela Coreme-HPJ, submetida à banca examinadora aprovada pela coordenação do programa. Em alguns casos, a monografia poderá ser substituída pela publicação de trabalho em revistas especializadas.
Vagas e Seleção:
A Residência Médica em Psiquiatria oferece 04 vagas anuais disponibilizadas em concurso público, com todas as informações divulgadas no site da Fundação Municipal de Saúde de Niterói.
http://www.saude.niteroi.rj.gov.br
A residência de Psiquiatria do HPJ está vinculada à Fundação Municipal de Saúde de Niterói – provedora das bolsas.
Coordenação do Programa de Residência em Psiquiatria: Renata Candido de Andrade Ortega
Coordenação Adjunta do Programa de Residência em Psiquiatria: Renata Santos Alves
Supervisão da Residência em Psiquiatria: Eduardo de Carvalho Rocha
Contato:
A DEP localiza-se no bairro de Charitas, na Avenida Prefeito Sílvio Picanço, s/nº.