Principal Saúde Mental Residência Médica
Banner

postheadericon Residência Médica

Residência Médica em Psiquiatria do HPJ

 

A Residência Médica de Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ) em sua nova configuração está credenciada desde 2004. Desde o seu atual credenciamento já foram formadas 03 turmas (2006, 2007 e 2008) visto que no ano de 2008 não houve no país formação de novos psiquiatras devido a ampliação do curso de 02 para 03 anos. O programa de psiquiatria possui parceria oficial com a Universidade Federal Fluminense sendo o intercâmbio de professores e preceptores o cotidiano do processo de formação.

A Residência Médica em Psiquiatria do HPJ possui como eixo orientador as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde. Deste modo, a trajetória dos residentes é pautada pela concepção da integralidade do cuidado e das práticas. A abordagem que buscamos estabelecer se constitui na compreensão que no processo de formação de profissionais de saúde é necessário considerar os aspectos técnicos e humanos de forma radical. Isto significa dizer que se faz mister a incorporação de tecnologias de ponta na prática médica psiquiátrica mas também a dimensão do humano, da interação médico-paciente com o compartilhamento de outros saberes também é determinante no cuidar do sofrimento de forma singular.

Os residentes possuem acesso a importantes instituições universitárias onde são desenvolvidas novas tecnologias de cuidado ao mesmo tempo que se defrontam com as situações do cotidiano vivo do trabalho em saúde – a rede de saúde mental do município de Niterói em todos os seus níveis de complexidade.

A política pública de Saúde Mental no Brasil das últimas décadas passou por importantes transformações na sua rede de serviços ao mesmo tempo em que na lógica de suas práticas. Sendo assim, também é oferecido ao residente de psiquiatria a possibilidade de vivenciar os ‘novos dispositivos’ de cuidado com seu treinamento em serviço contemplando uma rede de Centros de Atenção Psicossocial para portadores de transtornos mentais bem como suas nuances especializadas como o CAPS Infantil e o destinado ao tratamento dos abusos de substâncias - CAPSAD. As práticas hospitalares/internação são desenvolvidas no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba durante todo o primeiro ano. Assim, os residentes são inseridos nas enfermarias de pacientes em quadros agudos e na emergência psiquiátrica (Serviço de Recepção Integrada), ambos

referência para o atendimento de portadores de transtornos mentais da cidade. O objetivo deste período é permitir o reconhecimento em profundidade da experiência de sofrimento em sua fase mais aguda em paralelo ao aporte teórico da psicopatologia, psicofarmacologia e psiquiatria clínica.

Cabe destacar que o processo de trabalho na rede de saúde mental de Niterói é pautada em uma abordagem interdisciplinar e este aspecto favorece a formação de um psiquiatra com conhecimento do trabalho em equipe e seguro da importância de seu papel profissional.

Por fim, em relação as áreas de atuação e atenção especializada o programa possui convênio com Hospitais especializados como o Hospital de Custódia e Tratamento Heitor Carrilho, Hospitais universitários como o Hospital Antônio Pedro (ponto focal na interconsulta hospitalar) e centros de referência como por exemplo o CDA responsável pela psicogeriatria do Instituto de Psiquiatria da UFRJ entre outros.

Estamos iniciando um processo de construção de linhas de pesquisa sendo que o Hospital já se configura em campo de investigação de diversos trabalhos científicos como monografias, dissertações e teses. A programação científica é partilhada com a universidade sendo o tele-saúde com videoconferências em parceria com UFF, UERJ, UFRJ e UFPE uma inovação em 2009. Além destas, as sessões clínicas, oficinas ligadas a psicanálise, clube de revistas voltados para a psiquiatria clínica e psicofarmacologia compõem as atividades científicas algumas de caráter obrigatório, outras opcionais.

Ao final do curso há uma exigência estatutária de apresentação de uma monografia com a orientação de profissional qualificado no mínimo com graduação de Mestre e submetida a banca examinadoras também respeitando tais características. Infra - estrutura:

O Hospital localiza-se em frente a estação catamarã de Charitas-Niterói e do ponto final de linhas de ônibus que fazem a ligação com o Rio de Janeiro e também com o terminal rodoviário da cidade no Centro.

A residência possui moradia própria que se localiza em uma área independente no interior do Hospital. Esta é partilhada com os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. É disponibilizado o refeitório funcional do hospital para a alimentação diária.

Possuímos uma biblioteca com acesso a internet e bibliografia básica necessária a formação além de um convênio com a Faculdade de Medicina da UFF onde é possível

acessar seu laboratório de informática e os recursos de periódicos nacionais e internacionais. Vagas e Seleção:

A Residência Médica em Psiquiatria HPJ oferece 04 vagas anuais disponibilizada em concurso público. A entidade responsável é o CEPUERJ sendo o terceiro trimestre o período de inscrições através do site www.cepuerj.uerj.br. Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Tel : (021) 2334-0639.

Esta Residência está vinculada a Fundação Municipal de Saúde de Niterói – provedora das bolsas – com credenciamento pela CNRM, oficializada pelo MEC.

È parte integrante dos programas de formação da Divisão de Ensino e Pesquisa do HPJ responsável pelos processos de estágios, formação profissional em nível de graduação e médio na rede de saúde mental de Niterói. Os contatos no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba podem ser realizados através da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP) tel: 26108028 – ramal 222 ou 239. Mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

Composição Programa de Residência Médica em Psiquiatria HPJ:

Coordenadora da Residência Médica em Psiquiatria – Dra. Ana Paula Guljor

Coordenador adjunto: Dr. Ruy Justo Cutrim Jr.

Ana Paula Guljor

CRM. 5257955-3 / Mat. 435.387-6

Coordenadora Residência Psiquiatria HPJ

Residência Médica em Psiquiatria do HPJ

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner