Principal

postheadericon Semana de Enfermagem é celebrada pelo SAMU 192

 

 

Celebrar o trabalho da enfermagem em uma grande confraternização organizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Metropolitana 2. Foi este o mote do evento realizado nesta terça (31/05) na Universo, no Centro de Niterói.

Na mesa de abertura, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, fez um panorama do combate ao Coronavírus e seus impactos na saúde das pessoas. Citou a construção em 20 dias dos Hospital Oceânico e de como a rede deve estar preparada para atender a população com sequelas da doença.

Ao saudar os profissionais presentes, o secretário elogiou: “O SAMU da Metropolitana 2 produziu nos últimos anos uma unidade bonita de se ver”. A Metro 2 foi o 1º SAMU regional do país, uma vanguarda por ele foi ressaltada. Rodrigo Oliveira ainda comentou a recente reforma na Central do SAMU 192, no Hospital Municipal Carlos Tortelly, prestes a ser inaugurada.

Na sequência, o vice-presidente da Atenção Hospitalar e de Emergência (VIPAHE), Ramón Sanchez, lembrou de quando trabalhou no SAMU: “eu saí do SAMU, mas o SAMU não saiu de mim”, disse ele aos aplausos da plateia.

Rogério Paraíso, coordenador geral do SAMU Metropolitana 2, afirmou: “nós estamos evoluindo e teremos um salto tecnológico com a reforma da Central. Este é um momento de realização pessoal e de toda equipe para manter o serviço de excelência”.

Completaram a mesa de abertura: Eduardo Lenini (coordenador de urgência e emergência do Estado do Rio de Janeiro); Lilian Behring (presidente do Conselho Regional de Enfermagem – COREN RJ); e Ana Laura Biral (diretora regional de enfermagem do SAMU da Metropolitana 2)

“Como a primeira enfermeira, Florence Nightingale, na Guerra da Crimeia, os enfermeiros foram os guerreiros do SUS no combate ao Coronavírus”, afirmou Lilian, que palestrou após a mesa da abertura ser desfeita. Em sua exposição tratou da questão legislativa, de como as resoluções sobre o uso da ventilação e o acesso intraósseo, por exemplo, devem ser acompanhados pelos enfermeiros. “Eu represento vocês no COREN e vocês me representam no atendimento”, finalizou aos aplausos.

A apresentação seguinte também trabalhou sobre legislação. O coordenador de urgência e emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eduardo Fernando, exibiu portarias, resoluções, protocolos e normas técnicas advindas com a pandemia.

O evento foi marcado por homenagens aos profissionais e aos multiplicadores, aqueles que trabalham no SAMU instruído os demais colegas, propagando informações úteis para o melhor trabalho de todos.

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner