postheadericon Policlínica do Barreto conscientiza sobre Diabetes

A Policlínica Regional Dr João Vizella, no Barreto, realizou uma ação de conscientização pelo Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho.

O diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Entre os sinais de alerta estão a vontade excessiva de urinar, falta de energia e sede excessiva. Se não cuidada, a doença pode trazer perda de visão, disfunção erétil, doenças cardíacas, renais, AVC e úlceras nos pés. A questão dos pés é especialmente delicada, porque as lesões nos nervos podem levar à amputação. Os sinais de alerta são quando se sente formigamento, queimação e ferimentos de difícil cicatrização.

É por isso que quem recebe o diagnóstico da doença deve adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, a realização de exercícios físicos e evitar o consumo de álcool e cigarro. No cuidado com a alimentação é necessário privilegiar mais a comida in natura do que a processada e embalada, evitar o sal, os óleos e o açucar em excesso e ter uma rotina alimentar com horários regrados. Já para os exercícios a recomendação médica é que se faça no mínimo 30 minutos de atividades por dia.

O diabetes não pode ser desconectado de outras doenças glandulares. Além da obesidade, outros desvios metabólicos (excesso de cortisona, do hormônio do crescimento ou maior produção de adrenalina pelas adrenais) podem estar associados à doença.

O diabetes tipo 1 exige o uso de insulina por via injetável para suprir o organismo desse hormônio que deixou de ser produzido pelo pâncreas. Já quem tem o tipo 2 não depende da aplicação de insulina e pode ser controlado por medicamentos de forma oral.

As unidades de saúde de Niterói contam com os grupos de HiperDia, para hipertensos e diabéticos serem acompanhados e trocarem informações entre si.

Texto: Rudá Lemos