postheadericon Superando os desafios para amamentação

Estimular a prática da amamentação. Esse foi o mote do encontro de profissionais de saúde de Niterói no auditório do 9º andar da Prefeitura na quarta-feira (13/07).

Aos profissionais foram apresentados 5 tipos de barreiras que impedem esta prática que deve ser o alimento exclusivo do bebê até o 6º mês.

O primeiro tipo são os mitos e informações falsas – mensagens que dizem que o seio cai, que o leite é fraco ou que o bebê precise de água.

A experiência negativa da mãe é um segundo obstáculo: o sentimento de cansaço e de dor, a volta ao trabalho e a solidão são os tópicos relacionados.

Já o terceiro campo trata da rede de apoio e parcerias. Ou seja, quem está dando suporte à essa mãe. Muitos parceiros relatam que não sabem a hora de participar e/ou que se veem apenas como provedor financeiro.

A comunicação ineficiente é um dos componentes que afastam a mãe da amamentação. Como compartilhar informações verdadeiras e indispensáveis de forma eficaz é o desafio. Na apresentação foram exibidos vídeos da Campanha Papei da UNICEF, fonte de informação segura sobre o aleitamento.

Por fim, o último desafio é a falta de suporte e estrutura, que estão relacionadas com as condições materiais dessa mãe.

Para estimular saídas para garantir a amamentação, ao final da apresentação foi realizado com os profissionais uma prática de ideação, em que os participantes eram incentivados criativamente a pensar em estratégias para o estímulo ao aleitamento materno. A dinâmica foi conduzida por Maria Angelica Duarte, Subsecretária de Gestão de Redes, e Josy Pinho, coordenadora da Sala da Situação.