Principal Saúde Mental Estágios

postheadericon Estágios de Graduação Multiprofissional

Estágios de graduação

O estágio visa contribuir para a formação de estudantes de graduação para a área de Saúde Mental, possibilitando a participação supervisionada em atividades da assistência aos pacientes. Proporciona aos alunos práticas de cuidado características a cada serviços da rede, contato com a realidade vivida por pessoas em sofrimento psíquico, introduzindo-os na clínica psicossocial, e ao atendimento de situações de crise em equipe multiprofissional nos diferentes dispositivos de cuidado da Rede de Saúde Mental de Niterói.

Estágio Curricular

É oferecido as seguintes instituições de ensino conveniadas à Fundação Municipal de Saúde de Niterói: Universidade Federal Fluminense; Universidade Estácio de Sá; Universidade Salgado de Oliveira.

Estágio Extracurricular

É oferecido através da Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Mental e Psiquiatria (Lipsi/UFF) e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET – Saúde/ GraduaSUS, do Ministério da Saúde em parceria com a UFF.

Possibilidades de atuação em campo:

• · Reuniões de equipe
  • · Supervisão clínica
  • · Atendimentos clínicos
  • · Participação nas Oficinas Terapêuticas e outras atividades coletivas
  • · Participação nas atividades de atenção diária
  • · Participação em grupos de Recepção
  • · Acompanhamento familiar
  • · Visita domiciliar
  • · Acompanhamento no território
  • · Atividades culturais e de lazer
  • · Articulação intersetorial
  • · Acompanhamento a pacientes nos setores de internação
  • · Participação nas sessões clínicas organizadas pela Divisão de Ensino e Pesquisa
  • · Leitura de textos complementares
  • · Leitura de prontuários e livros de ocorrência dos setores

Preceptoria e Supervisão

É parte fundamental do estágio a discussão clínica sobre os pacientes em tratamento nos serviços, para tal, são constituídos dispositivos de supervisão clínica sempre articulada à reflexão sobre dispositivos assistenciais propostos pela reforma psiquiátrica. Os alunos contam com supervisão docente da universidade, supervisão institucional da DEP e, em cada serviço da Rede de Saúde Mental de Niterói, contam com um ou mais preceptores para acompanhamento das atividades e intervençõs desenvolvidas em campo, compartilhamento das experiências vividas e articulação da prática à discussão clínica dos pacientes em tratamento.

Avaliação

O estagiário é avaliado durante sua permanência no serviço, nas supervisões, e outras atividades que venha a participar. A avaliação deverá ser realizada pelo preceptor de campo em conjunto com o supervisor de estágio da instituição de ensino.

Conclusão de Estágio

Ao final do estágio o aluno deverá apresentar trabalho de conclusão para a Divisão de Ensino e Pesquisa. Este trabalho fará parte do processo de avaliação do estagiário, sendo condição indispensável à entrega da declaração de conclusão do estágio.

Campo de estágio para disciplinas acadêmicas sobre saúde mental

A DEP recebe também alunos em prática (observação participante), por períodos menores e/ou de forma pontual, de disciplinas ligadas à Saúde Mental, por exigência curricular, dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia. Oportunidade oferecida para que os alunos, ainda em períodos iniciais de suas graduações, possam conhecer uma instituição de cuidado em saúde mental e conversar com profissionais de sua área para uma primeira aproximação em relação as possibilidades de atuação, diversidade de dispositivos de cuidado e responsabilidades desse profissional.

Karina Moraes Bermudez

(Coordenadores de estágios)