Principal Saúde Mental Estágios

postheadericon Estágios de Graduação Multiprofissional

O estágio visa contribuir para a formação de estudantes de nível médio e superior para a área de Saúde Mental, possibilitando a participação supervisionada em atividades da assistência ao paciente psiquiátrico, internado ou em tratamento ambulatorial e/ou de atenção diária, proporcionando aos alunos o contato com a realidade vivida por pessoas em sofrimento psíquico, introduzindo-os na clínica psicossocial, e ao atendimento de situações de crise em equipe multiprofissional nos diferentes dispositivos assistenciais hospitalares (Hospital Psiquiátrico de Jurujuba), e da Rede de Saúde Mental extra-hospitalar (ambulatórios de saúde mental, CAPS, Residências Terapêuticas e Centro de Convivência).

É parte fundamental do estágio a discussão clínica sobre os pacientes psiquiátricos em tratamento na instituição, para tal, são constituídos dispositivos de supervisão clínica sempre articulada à reflexão sobre dispositivos assistenciais propostos pela reforma psiquiátrica. Para tal, contamos com a parceria do Departamento de Psicologia e Serviço de Psicologia Aplicada da UFF, Departamento de Psicologia da PUC, Escola de Serviço Social da UFRJ e Escola de Enfermagem da UFF.

Caracterização

Alunos das Instituições de Ensino conveniadas com a FMS de Niterói em período de estágio curricular.

A carga horária do estágio estará vinculada às exigências acadêmicas, de acordo com o curso em questão, e a duração será acordada com a coordenação de estágio.

Locais de Estágio

Hospital Psiquiátrico de Jurujuba

• Serviço de Internação Masculino (SIM)
  • Serviço de Internação de Agudos Feminino (SIAF)
  • Serviço de Alcoolismo e Drogadição (SAD)
  • Serviço de Internação de Longa Permanência (SILP)
  • Serviço de Atenção Ambulatorial (SAA)
  • Albergue

Rede Extra-hospitalar

• CAPS Herbert de Sousa
  • CAPS Casa do Largo
  • CAPS AD Alameda
  • CAPSi Monteiro Lobato
  • Ambulatório de saúde mental da Unidade Básica da Engenhoca
  • Ambulatório de Pendotiba
  • Ambulatório de saúde mental do Policlínico Sérgio Arouca
  • Residências Terapêuticas (2 casas)
  • Centro de Convivência

Inscrição e Seleção

A seleção será feita por entrevista com a Coordenação de Estágios da Divisão de Ensino e Pesquisa / HPJ e pela Coordenação de Saúde Mental, em seguida serão apresentados através de Comunicação Interna à Divisão de Desenvolvimento/CORHU.

As datas são divulgadas com 1 mês de antecedência do período de inscrição.

Haverá seleção para início de estágio no primeiro e no segundo semestre de cada ano, de acordo com avaliação das vagas disponíveis.

Os interessados deverão entrar em contato com a Divisão de Ensino e Pesquisa do HPJ, no telefone 2610-8028, ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Documentação Exigida

O aluno deverá apresentar um ofício expedido pela Instituição de Ensino conveniada com a FMS com o encaminhamento para o Estágio. Este documento deverá informar o período que o mesmo encontra-se cursando, esclarecendo que sua atuação como estagiário está condizente com as exigências curriculares, inclusive informando o número de horas do estágio curricular.

• Xerox da carteira de identidade
  • Foto 3X4Currículum Vitae
  • Termo de Compromisso assinado pela FMS, Instituição de Ensino e estagiário.

Atividades Desenvolvidas
  • Acompanhamento a pacientes nos setores de internação
  • Reuniões semanais da equipe
  • Supervisão clínica
  • Acompanhamento familiar
  • Participação nas Oficinas Terapêuticas e outras atividades coletivas
  • Participação nas sessões clínicas organizadas pela Divisão de Ensino e Pesquisa da Coordenação de saúde mental de Niterói
  • Participação no Encontro Temático organizado pela coordenação de saúde mental do município de Niterói
  • Visita domiciliar
  • Participação nas atividades de atenção diária do ambulatório
  • Leitura de textos complementares
  • Leitura de prontuários e livros de ocorrência dos setores
  • Participação em grupos de Recepção
  • Participação nas atividades do Centro de Estudos do HPJ

Supervisão

É definido um preceptor em cada dispositivo da Rede de Saúde Mental de Niterói, que manterá encontros semanais de supervisão, além da supervisão acadêmica, definida pela instituição de ensino em que o aluno está vinculado, em sua periodicidade e formato.

Os supervisores primarão pelo que é considerada parte fundamental do estágio, ou seja, a articulação da prática realizada nos dispositivos assistenciais propostos pela reforma psiquiátrica, à discussão clínica dos pacientes em tratamento.

Avaliação

O estagiário é avaliado durante sua permanência no serviço, nas supervisões, nas Reuniões Clínicas, e outras atividades que venha a participar.

Deverá entregar regularmente relatório ao supervisor de estágio

A avaliação deverá ser realizada pelo supervisor e preceptor do estagiário dos serviços em conjunto com o supervisor de estágio da instituição de ensino.

Conclusão de Estágio

Ao final do estágio o aluno deverá apresentar trabalho de conclusão. Este trabalho fará parte do processo de avaliação do estagiário, sendo condição indispensável à entrega da declaração de conclusão do estágio.

Sérgio Ricardo Bezz

(Coordenador de estágios)

Última atualização (Sáb, 08 de Março de 2014 19:21)