postheadericon Agosto Dourado 2022: Niterói divulga ações

A rede pública de saúde de Niterói organiza diversas ações pelo Agosto Dourado, de incentivo à amamentação. O mote principal é a indicação de que o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até o sexto mês de idade.

Diversos estudos comprovam a importância do leite materno tanto para o bebê como para a mãe. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite protege as crianças de alergia e infecções, fortalece seus ossos e músculos da face, facilita o desenvolvimento da fala e regula suas respirações. Para a mãe as vantagens também são expressivas: volta mais rápida ao peso normal e redução do risco de desenvolverem hemorragia, diabetes, infarto e câncer de mama e de ovários. Além disso, o ato estimula a liberação de hormônio que aumenta a sensação de prazer para a mulher.

“Cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade, segundo números da OMS e do Unicef”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Em documento da WABA (World Alliance of Breastfeeding Action), é ressaltado, dentre os vários protagonistas da amamentação, o papel de apoio dos homens pais (www.bit.ly/amamentacaocartilha). A coordenadora da Saúde do Homem (DESUM-VIPACAF) Sylvia Silva destaca a importância da paternidade ativa: “Essa estratégia incentiva o apoio à parceira durante toda a gestação, parto e puerpério, além dos cuidados básicos com o recém-nascido”.

Programação - Profissionais da Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, têm realizado orientações na sala de espera da obstetrícia e do BCG. “Conversamos com as mães que chegam na Policlínica para saber se estão com dificuldades na amamentação e desmistificamos lendas sobre o tema”, afirmou a diretora da unidade Gisela Mureb.

Na terça (09), às 10h, a Policlínica Regional de Itaipu foi cenário de um encontro com a fonoaudióloga Leda Azevedo com o tema “Educando e apoiando a amamentação”. A programação seguiu com roda de conversa com o enfermeiro Felipe Cabo (16/08); “manejo e práticas para amamentação exitosa” (23/08); e orientações com o ginecologista Francisco Massa, além de relato de experiências com Thamires Ferrari e Carla Gustavo (30/08). Todas as atividades acontecem às 10h.

“A importância da amamentação e sua rede de apoio” é tema de encontro na Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço, no Centro. A atividade acontece às 14h30 do dia 19/08, no auditório do NEPP (6º andar).

No Barreto, a Policlínica Regional teve a seguinte programação: abertura de exposição (15/08, às 10h); oficina “paternagem e aleitamento” (16/08. às 10h); palestra “consultoria e amamentação” (18/08, às 10h); palestra “banco de leite humano” para mulheres que desejam doar leite (19/08, às 10h); oficina “psiquê e aleitamento materno” (19/08, às 15h).

Já na Policlínica Dr. Guilherme Taylor March, no Fonseca, a quinta-feira (11/08) foi a data para instruções sobre a importância e a defesa da amamentação. A programação continuou: no dia 18/08, às 9h, a influência da amamentação na fala; no dia 26/08, às 10h, palestra com nutricionista; e no mesmo dia, às 11h, palestra “sinônimo de amor”.

No dia 25/08, às 9h, a Unidade Básica de Saúde da Engenhoca realiza uma roda de conversa sobre os desafios da amamentação.