postheadericon Agosto Dourado se despede com ações na Zona Norte

O Agosto Dourado, de incentivo à amamentação encerrou suas atividades na rede municipal de saúde, mas as instruções sobre a importância do aleitamento permanecem no cotidiano de nossas unidades.

No Fonseca, a Policlínica Regional Dr. Guilherme Taylor March realizou no dia 26 de agosto, atividade na Creche Comunitária do Instituto Dr. March que fica em frente da unidade. Cerca de 20 mães e puérperas participaram de uma roda de conversa com a presença de profissionais da unidade: nutricionista, enfermeira, técnica de higiene bucal, assistente social e coordenadora de programas.

Segundo a diretora Maria Conceição Stern, em vídeo realizado no ano passado: “A gravidez é uma mudança, uma transformação muito grande, você assume uma nova identidade, uma família, um novo núcleo”.

O vídeo trata do Agosto Dourado e também acompanha o trabalho na Maternidade Alzira Reis - podendo ser conferido no seguinte link: www.bit.ly/agostodouradoniteroi

Engenhoca - Já na Unidade Básica da Engenhoca cerca de 10 gestantes e puérperas participaram no dia 25/08 de uma roda de conversa com profissionais da unidade. As especialidades médicas em obstetrícia, pediatria e ginecologista estiveram presentes, bem como representantes da Saúde da Criança e do Adolescente, do programa Escola da Família (que promove práticas não violentas na família), e da Saúde do Homem (valorizando o papel da paternidade). Entre os temas, orientações sobre o ato de amamentar e a superação dos desafios para sua efetivação. Segundo a diretora Adriana Lima: “A rede básica de saúde constitui o local ideal à promoção do aleitamento materno entre as mulheres que mais necessitam, principalmente quando tem uma equipe multiprofissional mais envolvida no processo”.