Principal Programas de Saúde Coord de Saúde Mental Residência Multiprofissional
Banner

postheadericon Residência Multiprofissional

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL DE NITERÓI

 

O Estágio Multiprofissional em Nível de Residência da Rede de Saúde Mental de Niterói teve início no ano de 2000, e conta com a colaboração da Universidade Federal Fluminense através do Curso de Especialização em Psicanálise e Saúde Mental do Departamento de Psicologia. Com o avanço no processo de regulamentação dos programas de residência multiprofissional em Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS), este estágio deverá ser transformado em RMS após cumprir as exigências para tal. Já neste ano de 2011 a parte teórica não estará vinculada ao Curso de Especialização da UFF, e sim a um programa próprio aproximando-se de uma RMS.

 

A Residência Multiprofissional orienta-se a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde e do Programa da Reforma Psiquiátrica, visando o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais para os profissionais de Saúde Mental na rede pública de saúde.

 

A partir desta orientação a Residência recebe profissionais de Psicologia, Serviço social, Enfermagem e Terapia Ocupacional que vão realizar sua experiência nos dispositivos da rede.

O Programa de Residência tem uma duração de dois anos com 60 horas semanais e remuneração de bolsa-salário fornecida pela FMS de Niterói.

 

Fazem parte deste Programa as atividades de ensino teórico sobre clinica na saúde mental (psicoses, clinica do alcoolismo e de drogas, clinica com crianças e adolescentes, urgências psiquiátricas); políticas de serviços e de programas em saúde mental. Um ensino prático baseado em acompanhamento de pacientes, reuniões clínicas, fóruns com os profissionais da rede, reuniões de equipe multiprofissionais, supervisões, visitas domiciliares e parcerias com Programa Médico de Família e outras Secretarias Municipais, atendendo aos princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade.

 

Durante os dois anos os residentes frequentam os seguintes Serviços da Rede:

 

  • CAPS II : Caps Herbert de Souza e Caps Casa do Largo
  • CAPS AD Alameda
  • CAPS infanto-juvenil Monteiro Lobato
  • Hospital Psiquiátrico de Jurujuba: enfermarias masculina e feminina de pacientes psicóticos, serviço de álcool e drogas, serviço de crianças e adolescentes.
  • Serviços Residenciais
  • Emergência – SRI
  • Ambulatórios de Saúde Mental.

 

A Residência possui alojamento para alguns alunos no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

O programa também recebe com freqüência alunos de outros programas de Saúde Mental da Argentina que vem conhecer e refletir conosco sobre a experiência da Reforma Psiquiátrica em Niterói. Os nossos residentes tem a opção, se assim desejarem, de fazer um estágio externo durante 1 mês em outros Programas de Residência para conhecer e estabelecer parcerias com outras experiências sobre as políticas de Saúde Mental.

 

Inscrição e Seleção

 

A inscrição para a residência tem início a partir da publicação de Edital público que indica o número de vagas, as etapas do processo seletivo, a bibliografia indicada e a documentação exigida.

As inscrições são realizadas na secretaria da Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba a partir do mês de dezembro. O processo seletivo acontece nos meses de janeiro e fevereiro.

 

Informações na Divisão de Ensino do HPJ no telefone (021) 26108028 ramal 222 ou 239 e pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Eduardo de Carvalho Rocha

Diretor do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e responsável pela Residência em Saúde Mental de Niterói


Última atualização (Sáb, 08 de Março de 2014 19:16)

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner