Principal
Banner

postheadericon Residência Multiprofissional

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL DE NITERÓI

 

O Estágio Multiprofissional em Nível de Residência da Rede de Saúde Mental de Niterói teve início no ano de 2000, e conta com a colaboração da Universidade Federal Fluminense através do Curso de Especialização em Psicanálise e Saúde Mental do Departamento de Psicologia. Com o avanço no processo de regulamentação dos programas de residência multiprofissional em Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS), este estágio deverá ser transformado em RMS após cumprir as exigências para tal.

 

A Residência Multiprofissional orienta-se a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde e do Programa da Reforma Psiquiátrica, visando o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais para os profissionais de Saúde Mental na rede pública de saúde.

 

A partir desta orientação a Residência recebe profissionais de Psicologia, Serviço social, Enfermagem e Terapia Ocupacional que vão realizar sua experiência nos dispositivos da rede.

O Programa de Residência tem uma duração de dois anos com 60 horas semanais e remuneração de bolsa-salário fornecida pela FMS de Niterói.

 

Fazem parte deste Programa as atividades de ensino teórico sobre clinica na saúde mental (psicoses, clinica do alcoolismo e de drogas, clinica com crianças e adolescentes, urgências psiquiátricas); políticas de serviços e de programas em saúde mental. Um ensino prático baseado em acompanhamento de pacientes, reuniões clínicas, fóruns com os profissionais da rede, reuniões de equipe multiprofissionais, supervisões, visitas domiciliares e parcerias com Programa Médico de Família e outras Secretarias Municipais, atendendo aos princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade.

 

Durante os dois anos os residentes frequentam os seguintes Serviços da Rede:

 

  • CAPS II : Caps Herbert de Souza e Caps Casa do Largo
  • CAPS AD Alameda
  • CAPS infanto-juvenil Monteiro Lobato
  • Hospital Psiquiátrico de Jurujuba: enfermarias masculina e feminina de pacientes psicóticos, serviço de álcool e drogas, serviço de crianças e adolescentes.
  • Serviços Residenciais
  • Emergência – SRI
  • Ambulatórios de Saúde Mental.

 

A Residência possui alojamento para alguns alunos no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

O programa também recebe com freqüência alunos de outros programas de Saúde Mental da Argentina que vem conhecer e refletir conosco sobre a experiência da Reforma Psiquiátrica em Niterói. Os nossos residentes tem a opção, se assim desejarem, de fazer um estágio externo durante 1 mês em outros Programas de Residência para conhecer e estabelecer parcerias com outras experiências sobre as políticas de Saúde Mental.

 

Inscrição e Seleção

 

A inscrição para a residência tem início a partir da publicação de Edital público que indica o número de vagas, as etapas do processo seletivo, a bibliografia indicada e a documentação exigida.

As inscrições são realizadas na secretaria da Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba a partir do mês de dezembro. O processo seletivo acontece nos meses de janeiro e fevereiro.

 

Informações na Divisão de Ensino do HPJ no telefone (021) 2610-8028 ramal 222 ou 239 e pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner