postheadericon Unidade Municipal Mario Monteiro completa 17 anos

No mesmo dia do Dia do Médico, a Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro, carinhosamente chamada de UMAM, comemorou na terça-feira, 18/10, seu aniversário de 17 anos.

"É muito gratificante atender tantas pessoas com qualidade no serviço e respondendo bem à demanda. Temos um giro de leito positivo e ótima sintonia com outras unidades de saúde para transferências", afirmou o diretor Marcos André Trindade, confirmando números expressivos: 6,5 mil atendimentos mensais em média, com cerca de 150 internações e 130 altas ou transferências.

Dispondo de exames de ultrassonografia, raio-x e doppler, a unidade de saúde é composta por equipe multidisciplinar e integrada. "A baixa mortalidade, o tempo de internação reduzido e baixa infecção hospitalar são indicadores destacados do trabalho efetuado", afirmou o secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira.

Recentemente, a UMAM aderiu ao Projeto Lean. O programa é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Ministério da Saúde que visa aplicar diversas estratégias para otimizar o fluxo de atendimento. O projeto utiliza, por exemplo, a lógica do 5 Sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de padronização e de autodisciplina.