postheadericon Combate ao câncer é meta em projeto da SMS

O Projeto Niterói Vencendo o Câncer está em desenvolvimento no município. Parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Fundação do Câncer, o programa se concentra em três eixos principais: Plano Municipal de Atenção Oncológica, Registro Municipal de Câncer e Navegação em Oncologia.

Entre as ações do plano estão a vigilância dos casos, estímulo para detecção precoce e cursos de capacitação para profissionais de saúde.

“Niterói tem um perfil populacional com grande número de idosos, que são mais susceptíveis ao câncer, e poder oferecer serviços de investimento na prevenção e atendimento de forma humanizada é muito importante. Com a implantação do Programa será possível prevenir o câncer, oferecer diagnóstico precoce e tratamento oportuno para a população”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Nesta mesma linha, o epidemiologista e consultor médico da Fundação do Câncer, Alfredo Scaff, afirma que "compreender os dados demográficos e o perfil populacional, reunindo os dados de incidência, morbidade hospitalar e mortalidade são fundamentais para o maior entendimento do comportamento de distribuição do câncer no município, oportunizando a capacidade de intervenção e maior agilidade no tempo do tratamento dos pacientes".

O secretário de saúde Rodrigo Oliveira ressalta a importância dos seminários na capacitação dos profissionais de saúde: “A realização de três seminários é uma medida importante para debatermos sobre a assistência ao câncer com os profissionais de saúde do município. E a parceria com a Fundação do Câncer é fundamental nesse sentido, pois nos auxilia desenvolver um conjunto de ações integradas para o enfrentamento da doença em Niterói".

Segundo ele, o projeto acompanha outra iniciativa lançada pela Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Niterói Mulher, que "é um conjunto de ações para organizar uma rede de saúde capaz de identificar e diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero e de mama e garantir o respectivo tratamento."

Em Niterói, o câncer é a segunda maior prevalência entre os óbitos, quantificado em 20% dos casos e atrás apenas das doenças cardiovasculares. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025.