postheadericon Visita às obras do Médico de Família Bernardino

Como parte das atividades do programa “Prefeitura Móvel”, que nesta semana está no Horto do Fonseca, nesta terça-feira (28), o prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na unidade do Programa Médico de Família do Bernardino para visitar as obras do local. A reforma tem investimentos de R$ 294.823,27 e está prevista para ser entregue em maio.

Axel ressaltou que as obras fazem parte de um pacote que engloba diversas unidades do Programa Médico de Família de Niterói.

“Eu vi com muita satisfação o andamento desta obra. Esta é uma unidade que, pelo que vi, ficará muito bem-preparada para voltar a receber os moradores do entorno. Mais de 5 mil pessoas – que são atendidas pelo Programa Médico de Família daqui do Bernardino – serão beneficiadas com essa obra. Este é um trabalho que estamos fazendo em diversas unidades do Médico de Família pela cidade para atender cada vez melhor a população”.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, afirmou que, além da obra, a unidade receberá equipamentos, mobiliário e prontuário para atendimento eletrônico dos médicos.

“Praticamente toda a estrutura da unidade foi refeita nesta obra, assim como a construção de novas salas e consultórios. Além de toda a reforma, a unidade terá equipamentos, mobiliários novos e prontuário eletrônico. Tenho certeza de que vamos entregar uma unidade maravilhosa para a população”, explicou Anamaria.

As obras preveem readequação dos ambientes internos, adequação de acessibilidade, adequações para instalar bancadas em inox nos ambientes pertinentes, substituição de todas as telhas existentes e instalação de calhas, substituição da parte elétrica, recuperação do piso interno da unidade, piso podotátil em concreto pré-fabricado, adequação de ambiente para implantação de uma equipe de saúde bucal e climatização com instalação de ar-condicionado. Durante a reforma, o atendimento para a população está acontecendo na Rua Teixeira de Freitas, 380.

Para o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FamNit), Manoel Amâncio, o governo municipal vem realizando uma série de intervenções de extrema importância para as comunidades da cidade.

“Esse tipo de trabalho da Prefeitura dentro das comunidades é um trabalho que só tem em Niterói. Além dessas obras nos Médicos de Família, são várias obras de contenção de encostas, que já vemos os resultados chegando”, elogia Amâncio.

“Ter esse tipo de retorno, que temos da Prefeitura, deixa a gente com o coração aliviado”, completa Denise de Aguiar, presidente Associação de Moradores do Bernardino.

Atualmente a unidade conta com três equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, cada uma, e possui 5.721 pessoas cadastradas para atendimento.

Prefeitura Móvel – Até sexta-feira (31), os serviços da Prefeitura de Niterói estão sendo oferecidos no Horto do Fonseca, das 9h às 17h. O objetivo é aproximar os serviços do executivo da população. Até terça-feira (28), os representantes das secretarias registraram mais de 100 demandas.

Durante a semana, é possível tirar dúvidas ou receber atendimento com encaminhamento pela plataforma Colab.re relacionados às secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Defesa Civil (SMDCG), Obras (SMO), Educação (SME), Saúde (FMS), Fazenda (SMF), Ordem Pública (SEOP), Desenvolvimento Econômico (Seden), Participação Social (Sempas), Culturas (SMC), Governo (Semug), Meio Ambiente (SMARH), Habitação (SMHRF), Subsecretaria de Trânsito e Transportes (SSTT), Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Casa do Empreendedor e Defesa do Consumidor (Procon). No local, é possível também aferir pressão, medir glicose e receber orientações sobre saúde bucal e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).