postheadericon Niterói esteve presente na 37ª Edição do Congresso Conasems

Entre os dias 16 e 19 de julho, Goiânia-GO recebeu aquele que pode ser considerado o maior evento de saúde pública do país que é o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que chegou a sua trigésima sétima edição este ano na capital goiana.

Segundo números oficiais divulgados pelo próprio Conasems, participaram 10.810 congressistas, sendo 1.691 secretários e secretarias municipais de saúde. “Esse é um momento crucial para trocar experiências, ampliar nosso conhecimento e traçar novas estratégias para aprimorar a saúde de nossas cidades”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider.

Além da tradicional Feira SUS, com stands do Conasems, dos Conselhos Municipais de Saúde, dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), patrocinadores, expositores, área de apoiadores, restaurante, credenciamento e afins, a 37ª Edição do Congresso Conasems foi repleta de atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.

Na Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVSA/MS) e o Conasems para o fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais e enfrentamento às Baixas Coberturas Vacinais, foram apresentadas 10 experiências representando as regiões de saúde do estado do Rio de Janeiro. Carmem Colonese, coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Niterói, falou sobre as experiências de fortalecimento das ações de vacinação na região Metropolitana II.

“O foco na imunização dada por esse Congresso, apesar de ter também outras temáticas, foi muito importante pois demonstra a vontade de todos os profissionais da atenção primária e básica do SUS para que não se esmoreça para alcançarmos a cobertura vacinal em todo território. Foi gritante esse desejo nos trabalhos apresentados e essa foi uma das forças do SUS para sermos novamente um país de melhor referência à vacinação”, avaliou Carmen.

Também estiveram presentes na 37ª Edição do Congresso Conasems a vice-presidente da VIPACAF Maria Célia Vasconcellos, o diretor da VIPACAF Vinicius Lima, além do assessor do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Julio Dias.