postheadericon SMS participa do Congresso de Saúde Pública e Formação Humana

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, participaram na manhã da última quinta-feira (03), na Sala Nelson Pereira dos Santos, da abertura do Congresso de Saúde Pública e Formação Humana. Organizado pelo LABACIENCIAS e pela Rede de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF) em homenagem ao centenário da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (SOBRAHSP), o evento vai até o próximo sábado. Cerca de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais e gestores, estão inscritos.

“Esse Congresso é um importante momento após a Covid-19: de corrigir caminhos e ter a oportunidade de trilhar outros mais inovadores”, afirmou o prefeito Axel Grael, lembrando do percurso de Niterói na pandemia que rendeu prêmio do Sebrae de “Cidade Empreendedora” por projetos como o Renda Básica que culminou na atual Moeda Arariboia, de ajuda à população mais vulnerável.

A secretária municipal de saúde, Anamaria Schneider, também comentou os feitos da gestão da pandemia e recordou o Centro de Quarentena, espaço para proteger as pessoas da contaminação. Ciente que nesse processo pandêmico, a UFF sempre foi muito parceira, Anamaria saudou o evento: “serão trabalhados temas de grande abrangência, que atravessam a promoção, a prevenção e a vigilância. Agradeço aos profissionais de saúde que vão aproveitar muito desse Congresso e pela participação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, aproveitou para lembrar da parceria da Secretaria com a OPAS-OMS em edital. Experiências em Vigilância em Saúde podem ser relatadas até 14/08 no site www.apsredes.org/lis-vig.

O representante da OMS no evento, Pedro Albajar Viñas também esteve presente e disse que a pandemia nos levou para uma 4ª Revolução Tecnológica e agora temos que refletir sobre os desafios das mudanças climáticas e do aumento da população idosa.

Segundo o reitor da UFF, Antônio Claudio da Nóbrega, esse evento é uma expressão do momento atual que o país atravessa de maior união e esperança. “Precisamos resgatar o conceito de ‘Arandu’ dos povos Guarani Kaiowá, que significa dar atenção ao tempo e valorizar a sabedoria do coletivo”.

A mesa foi ainda composta pela secretária de saúde de Maricá, Solange Oliveira, - que também saudou a vinda de indígenas para o município, eles que estão tendo todo apoio de saúde necessário -; o ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha – saudando o legado de Carlos Chagas por descobrir a doença cometida pelo inseto barbeiro, legado esse também enaltecido, junto ao de Oswaldo Cruz, pelo organizador do evento, Luiz Andrade, do Laboratório de Audiovisual Científico. Completando a mesa, esteve presente Raymundo Nery, presidente da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, entidade que comemora o seu centenário.

Agenda - Até o próximo sábado, o Congresso terá mais de 30 eventos entre palestras, rodas de conversas e exposições sobre temas ligados à Saúde e como ela atua nas áreas de Educação, Meio Ambiente, pautas indígenas e Doenças Negligenciadas, com o objetivo de aproximar os estudantes, pesquisadores e profissionais dos temas discutidos. Estes eixos se entrelaçam pelo lema da OMS para 2023, Saúde para Todos, e no âmbito nacional, pela defesa intransigente e incondicional do SUS.