postheadericon Primeiro SAMU Regional do Brasil completa 19 anos

Com uma média de 9 mil ligações por mês, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), da Região Metropolitana II, completou 19 anos no último dia 4 de setembro. O pioneiro no atendimento móvel de urgência regionalizado do Brasil comemora seu aniversário com a expressiva marca de mais de 2 milhões de ligações atendidas nessas quase duas décadas de funcionamento. Só em 2022 foram mais de 105 mil ligações.

Em Niterói, que possui desde novembro de 2005 uma base descentralizada localizada na Alameda São Boaventura no Fonseca, já foram mais de 300 mil ligações, em uma média de cerca de 1300 por mês e 16 mil por ano.

“Esses números refletem o excelente trabalho feito por esses profissionais no sentido de atender com rapidez e segurança, reforçando a importância do serviço da regionalização como estratégia da equidade do acesso à atenção à saúde”, afirmou a secretária municipal de saúde de Niterói, Anamaria Schneider.

O SAMU 192 da Região Metropolitana II foi idealizado e construído através de um esforço conjunto entre as secretarias de saúde dos municípios de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, a partir da Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU) criada um ano antes de sua fundação, em 2003.

Esses números expressivos são fruto de uma mobilização diária de um efetivo com 465 profissionais distribuídos nas sete bases, 97 deles só em Niterói, reunindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, chefias locais e servidores administrativos; além de outros 54 profissionais na Central 192 (médicos reguladores, telefonista auxiliar de regulação médica e operadores de frota)  e 13 na equipe de Coordenação Regional responsáveis por conduzir as diretrizes gerenciais, normas e protocolos de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde.