postheadericon Carlos Tortelly organiza Semana da Segurança do Paciente

O auditório do Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT) recebeu na segunda-feira (18) a segunda edição da Semana da Segurança do Paciente, realizada justamente em homenagem ao Dia Mundial da Segurança do Paciente que havia sido comemorado no dia anterior.

O evento contou com a presença do diretor de Enfermagem e também presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HMCT, Daniel Vinicio Dias Ferreira. Ele estava acompanhado pela chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), Ana Paula Amorim Moreira e por Flávia Camerini, que é docente da UERJ e também membro do comitê da Sociedade Brasileira de Qualidade e Segurança do Paciente (SOBRASP), todos eles contaram suas experiências de trabalho focadas na segurança do paciente.

A assessora técnica da subsecretaria de Gestão de Redes, Liana Guterres, que também estava na mesa, falou sobre a importância do NSP. “Fico muito feliz por estar conhecendo essa trajetória do hospital com o Núcleo de Segurança do Paciente que já está bem legitimado, vocês já reconhecem as equipes, eu acho muito importante a gente saber quem é do núcleo. É importante a gente envolver todo mundo nesse processo. É uma meta da nossa secretária institucionalizar no município o Núcleo de Segurança do Paciente, nós temos grandes profissionais na gestão que dão dentro de núcleos bem sucedidos de várias outras instituições”.

Em seguida, ela também comentou sobre a dificuldade de continuidade do trabalho. “Cultura e implementar cultura em dois anos é muito tempo e isso já mostra um amadurecimento da equipe do Carlos Tortelly, um hospital municipal com as mil dificuldades que a gente tem de manter uma equipe, como que vai manter e trazer cultura de monitoramento e vigilância? Isso quando a gente tem sobrecarga de trabalho, não é fácil”.