postheadericon Programa Médico de Família comemora 31 anos

A Fundação Estatal de Saúde de Niterói - FeSaúde realizou, na tarde da última terça-feira (26), a "Roda de Conversa em Celebração aos 31 anos de inauguração da primeira unidade do Programa Médico de Família de Niterói". A iniciativa ocorreu no módulo do PMF Jurujuba e teve como principal objetivo honrar e reconhecer os esforços de todos os envolvidos no sucesso e continuidade do programa.

O evento contou com participações ilustres. A vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Fundação Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, e a subsecretária de Gestão de Redes, Maria Angélica Duarte, que representou a Secretária de Saúde, Anamaria Schneider, também estiveram presentes. Ambas compartilharam suas histórias e experiências pessoais dentro do PMF, relembrando os desafios e conquistas ao longo das décadas.

Pedro Lima, diretor-geral da FeSaúde, conduziu o evento, relembrando e agradecendo aos profissionais que marcaram e marcam a trajetória do Programa Médico de Família na cidade. Além dos trabalhadores do PMF, a reunião contou com a presença de representantes das associações de moradores e do controle social, todos unidos em uma discussão produtiva sobre a relevância e os futuros direcionamentos do programa.

Sobre a sua relação com o PMF, Pedro Lima expressou sentimentos de reconhecimento e orgulho: "Fazendo uma retrospectiva, participar da implantação do programa em 1992, como supervisor de saúde coletiva, foi um momento marcante em minha trajetória. Agora, ser responsável pela gestão do PMF me enche de satisfação e reafirma a sensação de êxito profissional. Fazer parte dessa história e continuar contribuindo para a saúde básica em Niterói é um privilégio."

O Programa Médico de Família de Niterói tem sido um pilar na atenção básica à saúde da cidade e, ao longo dessas três décadas, tem se mostrado essencial para o bem-estar dos niteroienses. Eventos como este reforçam o compromisso da FeSaúde em continuar valorizando e aprimorando o programa para as futuras gerações.