postheadericon Getulinho de Niterói comemora 69 anos de atenção pediátrica

"São nas lembranças criadas, memórias guardadas e sorrisos compartilhados que o Getulinho se constrói continuamente”, assim se encerra o emocionante vídeo sobre o Hospital Getúlio Vargas Filho, no Fonseca, exibido na unidade na sexta-feira (29), dia em que completou 69 anos.

Na comemoração, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider; o vice-presidente da Atenção Hospitalar e de Emergência (VIPAHE), Ramón Sanchez; a diretora do Getulinho, Elaine Lopez e o presidente do Instituto Ideias, Carlos Bohrer; bem como a equipe multiprofissional de trabalhadores e os usuários - além dos representantes do Conselho Local de Saúde deste Hospital que é referência em pediatria no estado do Rio de Janeiro.

Em 10 anos, desde a reabertura da sua emergência em 2013, foram mais de 550 mil crianças atendidas no setor; além da realização de mais de 16 mil internações clínicas; cerca de 4 mil procedimentos cirúrgicos; e mais de 130 mil consultas ambulatoriais.

Segundo a secretária Anamaria Schneider, o Getulinho cresce mas continua com a alma de criança: “são sonhos e projetos que qualificam esse Hospital feito por metas, compromissos e pessoas - são as vidas de cada um aqui que se dedica neste trabalho. Orgulho é a palavra do dia!”. Nesta linha, Ramón Sanchez, da VIPAHE, complementa: “as metas estão sendo cumpridas e isso reflete no atendimento de qualidade para as crianças e no retorno de elogios”.

Na tônica do cuidado humanizado do Sistema Único de Saúde (SUS), o Getulinho contempla diversos projetos, como o Doutores da Alegria, a Horta Comunitária e a Pedagogia Hospitalar (em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação). Retrato do reconhecimento dessa humanização é que nos últimos meses, 5 emissoras de TV vieram para a unidade realizar reportagens sobre a forma lúdica em que os pacientes do Centro Cirúrgico são encaminhados para seus procedimentos: de fantasia de super-herói e carrinho de brinquedo – atitude que melhorou o pré e o pós-operatório dos pequenos.

“É uma gestão que está inserida na rede pública de saúde e que acredita na humanização e no uso correto dos recursos públicos. É a responsabilidade de cuidar daqueles que serão os cidadãos do futuro”, afirma Elaine Lopez, diretora do Hospital.

Presidente da Organização Social que administra o Getulinho, o Instituto Ideias, Carlos Bohrer enalteceu o trabalho realizado na unidade: "Tenho muito orgulho da transformação do Hospital, de toda sua engrenagem, e do apoio da Secretaria de Saúde que não mede esforços para o seu crescimento”.

Sendo também um espaço em que é incentivado a participação social, a secretária Anamaria Schneider saudou a presença dos conselheiros do Conselho Local da unidade na pessoa da presidente da Associação de Moradores de Bernardino, Denise Vianna.

O Conselho  é um espaço importante no qual a sociedade civil organizada participa da gestão do hospital. “O trabalho daqui é muito bom e dentro da comunidade tentamos também estimular que a população procure a Atenção Básica”, recomendando também o atendimento do Programa Médico de Família de Bernardino, recentemente restaurado.

Após as falas institucionais, foi exibido um vídeo comemorativo em que era difícil segurar os olhos marejados dos profissionais que estavam presentes na celebração. “Isso aqui é minha segunda família. É ótima essa interação que torna todos nós iguais. É muito gratificante”, disse Kelly Salomão, supervisora de higienização.

Ao final do evento foram disponibilizadas PICS - Práticas Integrativas e Complementares em saúde por meio da parceria com a Delta Educação Profissional, sob comando do fisioterapeuta Jorge Luis e equipe.

Foi um dia para comemorar e ficar na memória de todos do hospital!