postheadericon Orêncio de Freitas divulga pesquisa de satisfação do usuário

O Hospital Orêncio de Freitas (HOF), unidade integrante da Rede Pública Municipal de Saúde, localizada no Barreto, em Niterói, divulgou pesquisa de satisfação do usuário referente aos meses de julho, agosto e setembro deste ano. De acordo com o ouvidor, Aldemar Alegria Neto, os 27 usuários pesquisados deram à unidade, numa avaliação de zero a 10, a nota 9,1, e foram unânimes em afirmar que se internariam novamente, caso precisassem.

Na avaliação dos usuários, os pesquisadores observaram que os resultados apontam para uma avaliação positiva, sendo em sua maioria classificada como Boa e Excelente. Na ocasião, os entrevistados abordaram os seguintes quesitos: atendimento ambulatorial e hospitalar, Núcleo de Regulação (NIR), Serviços Social e de Emergência, enfermarias, CTI, Centro Cirúrgico, Anatomia Patológica, Endoscopia, Imagens, bem como Limpeza, Laboratório e Setor de Nutrição.

Aldemar vê com alegria a opinião de 85% dos entrevistados, que classificaram como ótimo o atendimento prestado no CTI. Já para 77% dos usuários ouvidos, os serviços oferecidos na Unidade Transfusional também são ótimos. Além disso, para cerca de 70% dos pesquisados as equipes do ambulatório, centro cirúrgico, bem como do serviço de endoscopia apresentaram um trabalho de excelência e foram bem avaliados pelos pacientes e seus familiares.

“Os usuários participaram da pesquisa de forma espontânea.  Nós disponibilizamos "caixas de sugestões" em locais estratégicos e os interessados fizeram suas avaliações. Chamou a atenção a quantidade de elogios e agradecimentos recebidos, sendo as reclamações em menor proporção. Não houve nada de tão diferente nas sugestões recebidas ,  mais centradas nas reais necessidades do hospital , como conservação e reforma da unidade”, finalizou Alegria.