postheadericon Dia Delas engajou rede no sábado pelo Outubro Rosa

A Prefeitura de Niterói promoveu, no sábado (21), mais uma edição do “Dia Delas” como parte da programação do Outubro Rosa. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade, voltada para o público feminino com idade entre 25 e 69 anos, aconteceu das 8h às 17h simultaneamente em policlínicas, unidades básicas de saúde (UBS) do município e unidades do Programa Médico de Família. O Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino realizou exames de mamografia e preventivo.

No “Dia Delas” foram realizados procedimentos como coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias quando necessário. Além disso, houve atividade voltada para sífilis, como a realização de teste rápido e ação educativa.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, acompanhou a ação no hospital Gilson Cantarino e conversou com pacientes e funcionários sobre as medidas do município e a importância da prevenção ao câncer.

“O Dia Delas é mais uma oportunidade para as mulheres acessarem os serviços públicos de saúde e realizarem seus exames preventivos ao câncer. Niterói avançou no combate à doença ao lançar o Programa Niterói Mulher e ampliar os serviços. Hoje zeramos a fila da regulação para as cirurgias de câncer de mama e colo de útero. Não deixe de procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atendimento e acompanhamento médico”, explicou Anamaria Schneider.

Programa Niterói Mulher

Lançado em outubro de 2021, o Programa é uma estratégia de controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade.

O município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar, em março de 2022, os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. A secretaria de saúde também realiza o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia na Oncomed e alguns casos para o HUAP.

A moradora de Niterói deve procurar sua Unidade de Saúde de referência, para avaliação. Caso haja suspeita da doença, a paciente é encaminhada para a Policlínica de Especialidades em Atenção à Saúde da Mulher – Malu Sampaio para diagnóstico.

Navegadoras

O projeto faz parte do Programa Niterói Mulher e visa humanizar e acompanhar o atendimento de mulheres com câncer de mama e colo de útero. As mulheres recebem apoio e condução de uma profissional de saúde em todas as etapas do tratamento na Rede de Atenção à Saúde, desde o diagnóstico. A medida é uma parceria com a Fundação do Câncer. No momento 151 pacientes são acompanhadas pelas Navegadoras.

Mamografia

O município realiza o exame de mamografia atualmente na Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço, no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino e na clínica Cazes.

Só no HMCG, em pouco mais de 10 meses, já foram realizadas 2.412 mamografias na unidade. E levando em conta o caso de mulheres como o de Luana Morais que são as chefes da casa e trabalham de segunda a sexta, o Oceânico oferece mamografias aos sábados.

“Até setembro, foram realizadas 373 mamografias aos sábados, isso representa 15% de todas realizadas até o momento, na unidade. O exame é fundamental para descobrir a doença, que quando descoberta em estágio inicial a chance de cura aumenta, e muito. A mamografia é um exame que é similar a um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno”, explicou Glauco Pontes, diretor geral do Hospital Oceânico

Durante todo o mês o Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino esteve iluminado de rosa, devido à campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.