postheadericon Niterói recebe o I Encontro de Homeopatia na Rede Municipal

No Dia Nacional da Homeopatia, comemorado em 21 de novembro, foi realizado o primeiro Encontro de Homeopatia na Rede Municipal de Niterói. O evento reuniu, durante toda a manhã no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (NEPPS), profissionais de saúde da rede pública e também representantes da Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia (Abrah) e do curso de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em uma troca de experiências que agregou conhecimento para todos.

A coordenadora do Departamento de Homeopatia da Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), Conceição Stern, uma das organizadoras do evento, falou sobre a abrangência do tratamento homeopático e da história do município.

“Niterói foi pioneira, o primeiro homeopata veio para Niterói em 1879 e pouco tempo depois nós já tínhamos uma farmácia homeopática por aqui. A gente tem uma história muito grande, sempre teve atendimento com respostas boas, dentro de padrões e sem complicações. Então é muito importante estar aqui para fazer esse levantamento e integrar de novo, reforçar que a gente tem homeopata na rede pública de Niterói”, afirmou Conceição, que ainda reforçou que no pós-pandemia, duas experiências foram publicadas em congressos internacionais.

Coordenadora do curso de Farmácia da UFF, Tereza Cristina Aguiar ressaltou o papel importante que as farmácias homeopáticas possuem dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Niterói é uma referência, a cidade teve a primeira farmácia homeopática a ser fundada no Brasil. A gente tem uma parceria muito grande, através da farmácia escola, com a Fundação Municipal de Saúde. Enviamos medicamentos para o SUS, mas a gente acha importante que seja estimulada a assistência farmacêutica pública em Niterói e no SUS de uma maneira geral e que aqui no município isso se amplie, para que os pacientes do SUS tenham acesso ao medicamento após a sua consulta”, explicou ela que também é membro da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas.