postheadericon Luta contra Aids: Começa o Dezembro Vermelho de 2023

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado na sexta-feira (01), começa em todo território nacional o Dezembro Vermelho, Campanha de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.  Para chamar a atenção da população, a secretaria municipal de Saúde de Niterói vai intensificar as ações de educação e prevenção nas unidades de saúde, além da realização do Seminário anual que acontecerá no dia 18, na UFF. Ainda nesta sexta-feira, as equipes do Consultório na Rua e profissionais do Programa ReduSaids vão realizar testagem rápida no Largo da Batalha, das 13h às 17h.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, fala sobre a importância da data e da prevenção à doença.

“A campanha do Dezembro Vermelho é fundamental e tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença. Procure uma unidade de saúde e realize o teste”, afirma a secretária.

Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com assistência e tratamento nas unidades de saúde que possuem o Serviço de Atenção Especializado (SAE), bem como cuidados de acolhimento e ações de prevenção. Além disso, o teste rápido é gratuito e está disponível em toda a rede básica de saúde.

O Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro, é referência para internação e também oferece atendimento ambulatorial para adultos e crianças. Já a internação de crianças e adolescentes são encaminhadas para o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho.

Para atendimento ambulatorial de adultos, a população soropositiva conta com a Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, Policlínica Regional da Engenhoca, Policlínica Regional do Fonseca e Hospital Azevedo Lima (HEAL) realizam atendimento apenas do público adulto. Já a Policlínica Regional do Largo da Batalha, Regional de Itaipu e o Hospital Universitário Antônio Pedro atende também crianças e adolescentes. Gestantes HIV positivo têm atendimento em qualquer um dos SAE existentes, caso haja existência de risco obstétrico causado por outros agravos à saúde das gestantes, elas poderão ser encaminhadas para a Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

O atendimento das Profilaxias Pós Exposição Sexual (PEP) é realizado em todas as emergências, nos serviços de atenção especializada em HIV/Aids, e quando se trata de caso de violência contra mulheres, também são referências a maternidade municipal Alzira Reis, a maternidade do HEAL e do HUAP; enquanto a Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PREP) é oferecida nos serviços de atenção especializada em HIV/Aids das policlínicas municipais (Barreto, Sérgio Arouca, Largo da Batalha, Engenhoca, Fonseca e Itaipu) e do HMCT.

A coordenadora Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Márcia Santana, conta que além dos cuidados clínicos, o município oferece ações de prevenção e promoção da saúde.

“O município oferta preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, medicamentos e material educativo. Também são realizadas campanhas para promover a solidariedade, não-preconceito, não- discriminação garantia de direitos humanos e a qualidade de vida em geral para as pessoas portadoras de HIV/Aids”, conta Márcia.

Autoteste – A secretaria também oferta o autoteste, mais uma opção para ampliar e facilitar o diagnóstico de HIV. O exame, que pode ser feito em casa, permite o acesso ao diagnóstico precoce da doença, principalmente para aqueles que precisam ser testados com maior frequência por conta da exposição contínua ao risco de contaminação.

O programa foi implantado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e funciona às segundas, quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h30. Essa nova modalidade não substitui a testagem rápida que já é oferecida na rede de saúde da cidade para toda a população.

Palestra na Policlínica do Barreto

Durante a tarde do dia 1º de dezembro, na  Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella, profissionais da unidade e pacientes, que quiseram participar, puderam aprender mais sobre o tema com uma palestra realizada pela enfermeira do Serviço de Atenção Especializada (SAE), Thabata Sicuro.

“Todo ano a gente desenvolve alguma ação relacionada ao tema, abordando a adesão ao tratamento dos pacientes que já acompanham. Neste mês a gente teve a ideia de fazer essa ação mais educativa com uma palestra sobre as informações básicas sobre o HIV e as formas de prevenção, além de intensificar a questão de teste rápido, de educação na unidade”, explicou.

A médica Luciana Ruivo, que também estava presente, explicou como funciona o atendimento no ambulatório HIV/Aids na Policlínica Regional do Barreto - Dr. João da Silva Vizella. “Eu atendo toda sexta-feira aqui na unidade, durante o dia inteiro em torno de 15 pacientes que costumam vir de seis em seis meses e que já estão em tratamento a mais tempo, enquanto os mais recentes costumam vir quinzenalmente”, revelou a profissional, explicando que os remédios são fornecidos de forma gratuita na farmácia da unidade através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora Edna Felix reforçou a importância de todos estarem por dentro do assunto para poder acolher da melhor forma os pacientes. "Eu penso que é de suma importância a gente fazer esses eventos, pois chamam a atenção para o acolhimento dos pacientes quando chegam aqui, e quando esse acolhimento é bem feito, o índice de abandono é bem menor. Diminui muito quando ele tem empatia com o funcionário, principalmente quando o paciente chega pela primeira vez aqui e que são os que mais necessitam, pois geralmente chegam em um momento de desespero pela descoberta da doença”.