postheadericon SAMU Metro 2 forma em Suporte Intermediário de Vida

A Coordenação Geral do SAMU 192 da Região Metropolitana 2, sediada em Niterói, realizou, no auditório do Hospital Municipal Carlos Tortelly, uma cerimônia de diplomação dos enfermeiros instruídos em Suporte Intermediário de Vida (SIV) que atuam em Maricá. O evento foi também uma oportunidade de realizar uma confraternização entre os profissionais da Região, reunindo Coordenadores de Base, Enfermeiros Líderes e Chefes de Frotas. Os formandos ganharam canecas personalizadas e familiares também vieram prestigiar a titulação. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da cerimônia que consagrou 12 profissionais.

Agora capazes de atuar em práticas avançadas, esses enfermeiros inauguram um 4º modelo de atuação do SAMU para além das equipes de suporte Básico, Avançado e de Motolâncias. Além da presença destes enfermeiros, os "veículos SIV" terão na equipe técnicos de enfermagem e condutores socorristas, sem a necessidade de médicos nos diversos tipos de atendimentos que salvam vidas. Respaldados por protocolos institucionais e aprovação desde 2022 pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), com o curso que iniciou em 31 de outubro, esses profissionais estarão preparados para atender a população de forma qualificada e com tomadas de decisões.

As instruções versaram sobre temas como o uso da máscara laríngea, a descompressão torácica e agravos de síndrome coronariana. Para participar os enfermeiros tiveram que comprovar 2 anos de experiência assistencial em urgência e emergência e passar por seleção através de entrevista e avaliação de títulos. Os profissionais começam a atuar em janeiro de 2024.

Ana Laura Biral, Diretora Regional de Enfermagem, que abriu a cerimônia com uma palestra sobre o tema afirmou: “No Brasil existem cerca de 4,7 ambulâncias básicas para cada ambulância avançada do SAMU. Logo, a modalidade de suporte intermediário preenche uma lacuna existente entre essas duas modalidades".

"É mais uma estratégia para qualificar ainda mais a assistência em urgência e emergência do SAMU Metropolitana II", disse a Coordenadora da Educação Permanente, Olguimar Dias, enaltecendo a participação da Subsecretária da Rede de Urgência e Emergência de Maricá Juliana Nogueira e ressaltando a do Coordenador Geral do SAMU, Rogério Paraíso, pelo apoio total a esta iniciativa.