postheadericon Sanitaristas são saudados em data comemorativa

A terça-feira (02/01) foi uma data importante para quem estabelece estratégias e programas em saúde: é quando celebramos o Dia do Sanitarista. Entre as suas funções, podemos destacar as ações de: planejar e coordenar atividades de saúde coletiva nas esferas pública ou privada; e de identificar, pesquisar, monitorar, registrar e proceder às notificações de risco sanitário, de forma a assegurar o controle de riscos e agravos à saúde da população.

Pensando na dimensão coletiva da saúde, os sanitaristas atuam na elaboração e implementação de políticas públicas, no planejamento, na gestão e no monitoramento das ações na área da saúde.

Durante a pandemia da Covid-19, a atuação desses profissionais tem sido de extrema importância ao monitorar os riscos epidemiológicos de caráter coletivo - ação que já foi efetuada em epidemias da Dengue.

Em novembro de 2023, no dia 16, o presidente Lula sancionou a lei que regulamenta a profissão no país. A norma impõe que esses profissionais devem possuir cursos de graduação, mestrado ou doutorado na área de Saúde Coletiva ou serem graduados na residência médica em Saúde Coletiva. A lei estabelece que o registro para exercício da profissão de sanitarista se dará por órgão competente do SUS. É a primeira profissão da área da saúde com essa determinação.

Saiba de alguns sanitaristas famosos no país:

Gilson Cantarino

Um dos grandes nomes da saúde pública de Niterói, Gilson tem como legado, além de ser um dos pensadores, articuladores e implementadores do Sistema Único de Saúde (SUS), a implantação do Programa Médico de Família (PMF) no município, em ação pioneira que devido ao seu grande êxito foi adaptado pelo Ministério da Saúde e rebatizado de Programa Saúde da Família (PSF). Psiquiatra, foi secretário de saúde municipal e estadual, bem como assessor técnico e conselheiro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Recebeu também diversas Comendas, destacando-se a do Mérito Médico da República Federativa do Brasil, a mais alta condecoração da Saúde no País. Foi também Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Medicina, tendo diversos de seus artigos e trabalhos publicados em literatura especializada.

Carlos Chagas

"Nascido em uma família de fazendeiros, na cidade de Oliveira, em Minas Gerais, no ano de 1879, foi um cientista que realizou pesquisas marcantes para o Brasil e o mundo. Uma de suas descobertas foi a do parasito de uma doença, o Trypanosoma cruzi, o vetor que o transmitia (um inseto conhecido como barbeiro) e a doença que causava, que ficou conhecida como doença de Chagas. Em 1912, Chagas realizou expedição ao vale do Amazonas e produziu um completo levantamento médico-sanitário e das condições de vida dos habitantes daquela região. Em relatório ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, Chagas e outros membros da expedição relataram a situação de abandono médico e social em que viviam as populações da Amazônia. O documento enfatizava a necessidade de medidas sanitárias como instrumento fundamental para viabilizar o desenvolvimento econômico da região. Em Manguinhos, Chagas diversificou a pauta de medicamentos e produtos biológicos fabricados na instituição – alguns desenvolvidos pelos próprios pesquisadores – e estimulou a sua comercialização, fortalecendo a renda da instituição. A partir de 1920, o Instituto assumiu também a responsabilidade pelo controle da qualidade dos produtos utilizados na medicina humana no país, nacionais ou importados." (Fiocruz)

Sérgio Arouca

O sanitarista que dá o nome à Policlínica Regional localizada no Vital Brazil foi um "defensor incansável de políticas de saúde voltadas para as necessidades das pessoas e deixou um impacto profundo na saúde coletiva no Brasil. Sua visão e comprometimento continuam a inspirar gerações de profissionais da saúde. Foi um dos principais teóricos e líderes do chamado "movimento sanitarista", que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil. A tese de doutorado de Arouca, intitulada “O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva”, forneceu fundamentos teóricos estruturantes para a constituição da base conceitual da Saúde Coletiva. Internacionalmente, foi consultor da Opas/OMS, contribuiu diretamente para o planejamento do sistema público nacional de saúde da Nicarágua e participou de diversos outros projetos estratégicos da Organização, incluindo trabalho de consultoria em vários países. Mesmo no período de censura à imprensa por parte do governo militar, Sergio Arouca defendia o acesso de toda a população às informações científicas. Com a abertura política e a redemocratização no país, essa postura se intensificou. Quando nomeado presidente da Fiocruz, abriu as portas da instituição para a sociedade." (Fiocruz)