postheadericon Fonseca: Oficina de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Na manhã da terça-feira (06/02) a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói promoveu a Oficina da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência com objetivo de atentar o olhar dos profissionais da saúde, que trabalham diretamente com adolescentes, ao abordar questões sensíveis como prevenção da gravidez na adolescência, gravidez de risco, desafios sociais, evasão escolar, rede de apoio, construção de estratégias de prevenção e identificação de situação de violência ao promover o contato com seus direitos sexuais e reprodutivos e cuidados em saúde. O evento aconteceu no Instituto Dr. March, no Fonseca.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, falou da importância da ação.

“Esta iniciativa contribui para a redução da gravidez na adolescência, bem como promove o empoderamento dos jovens, incentivando-os a planejar um futuro promissor com base em escolhas conscientes. O evento é uma oportunidade valiosa para aprimorar o conhecimento, compartilhar experiências e fortalecer a rede de cuidado e apoio municipal nesta causa fundamental para a saúde pública”, afirma a secretária.

Dentro da programação, a questão da prevenção da gravidez foi abordada de maneira abrangente, considerando não somente os métodos contraceptivos disponíveis, mas também discutindo a importância da comunicação e do respeito mútuo em relacionamentos saudáveis. As discussões sobre gravidez de risco visam esclarecer os jovens sobre os potenciais riscos e complicações que podem surgir, enfatizando a importância do acesso a cuidados de saúde qualificados. Além disso, um foco especial foi dado às consequências sociais e educacionais da gravidez na adolescência.

A chefe do Departamento de Supervisão Técnica Metodológica (DESUM), Analice Martins, explica que o evento reflete o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a oferta de ações e serviços qualificados para a prevenção da gravidez precoce, promovendo educação, saúde sexual e reprodutiva entre os jovens*.

“A partir desse momento, os profissionais pretendem levar os adolescentes a refletir sobre como uma gravidez precoce pode afetar suas aspirações futuras, destacando a relação entre gravidez na adolescência e a evasão escolar, bem como as barreiras para o retorno à educação e ao mercado de trabalho, entre outros”, contou.

O DESUM, vinculado à Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, possui coordenações da saúde da mulher, saúde da criança e adolescente, prevenção à violência e programa saúde na escola. As equipes realizam um trabalho constante nas unidades de saúde com os pacientes e os profissionais.

Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A data, instituída pela Lei nº 13.798/2.019, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.