Principal
Banner

postheadericon Niterói marca presença na Associação Mundial de Psiquiatria

 

 

A WPA (Associação Mundial de Psiquiatria) realizou o 1º Encontro Internacional da Sessão de Psicanálise em Psiquiatria. Mais de 400 profissionais e estudiosos se reuniram para debater experiências e atualizações no campo da Saúde Mental.

Diretor do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), Sérgio Bezz, apresentou o trabalho realizado na unidade de saúde a partir de entrevistas com os pacientes. Foi uma oportunidade também de apresentar seu livro "Psiquiatria e Psicanálise". Sua mesa de trabalhos contou também com Eduardo Rocha, supervisor da Residência em Psiquiatria do HPJ.

Segundo Sérgio, "temas de grande importância histórica foram debatidos a partir de pesquisas e experiências atuais em simpósios e conferências, sempre em interlocução entre a psiquiatria e a psicanálise". Entre os temas ele lista: genética, saúde pública, povos originários, artes e psiquiatria, uso de psicotrópicos, questões raciais, marcas da escravidão, sofrimento na mulher, transgêneros, refugiados, psicoterapias, infância, autismo e neoliberalismo.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, também compareceu no evento realizando uma vigorosa fala sobre como a sustentação da vida pode ser afetada pelas degradações climáticas na Amazônia, da terra e das florestas. "A urgência desse tema é expressa em consequências já observadas de desesperança, produzindo adoecimento como depressões, ansiedades, e suicídio principalmente para as novas gerações, e demonstrada como atingem diretamente os povos indígenas", afirmou o diretor do HPJ.

Um aspecto fundamental abordado no Encontro foi a necessidade de inclusão da escuta atenta da palavra dos pacientes em sua singularidade, aspecto obscurecido pelas tecnologias e do uso massivo de medicamentos. Tal escuta aponta para um sujeito de linguagem, que articula sua história, sua subjetividade e inserções sociais, territoriais e culturais. "A escuta da complexidade desse sujeito incide diretamente em sua forma de existir, permitindo situar a saúde e doença a partir de uma ética no cuidado apagada em uma abordagem única e global", conclui Sérgio.

 
 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner