postheadericon Visibilidade Trans, trabalho de Ambulatório é ressaltado

Data que celebra a diversidade e o respeito, o domingo (31/03) foi marcado pelo Dia Internacional da Visibilidade Trans. Esta população ainda é muito vitimada e estigmatizada na sociedade, mas observamos o avanço em algumas conquistas.

Em Niterói, desde 2018, contamos com o Ambulatório João W. Nery, para a população travesti, transexual e não binárie, garantido toda a assistência em seus processos de harmonização e encaminhamento para outros serviços de saúde na rede quando necessário. O dispositivo fica na Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço, 169, 4° andar, Centro.

Sabendo que a saúde deve ser vista de forma integral, coletiva, inclusiva e que promova a equidade é inegável o marco histórico e inédito de Niterói, entre outros municípios do Rio de Janeiro, de ter sido o primeiro a ter um espaço para prestar assistência em saúde para essa população, que deve ser sempre respeitada e atendida da melhor forma.

A equipe é multiprofissional, formada por médico endocrinologista, assistente social, psicóloga e enfermeira, além do apoio administrativo e médico clínico. O agendamento é feito pelo Whatsapp (21 96580-0104) ou e-mail (saudetransniteroi.desum@gmail.com) e os atendimentos são realizados nas quartas-feiras (das 9h às 12h e das 14h às 16h)

O dispositivo também está integrado com outros setores de acolhimento para essa população existentes na Prefeitura. É realizado constantemente, juntamente com a Coordenação de Saúde LGBT e o recém criado Centro de Cidadania LGBT, ações voltadas para o público desta população, através de planejamentos trimestrais.

Dia da Visibilidade Trans - "Datas comemorativas da comunidade LGBTQIAPN+ desempenham um papel crucial na luta contra o preconceito, promovendo a conscientização, o empoderamento, a solidariedade, o ativismo e a celebração da diversidade. Elas são oportunidades importantes para educar, inspirar e criar mudanças positivas em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa para todas as pessoas", afirma Paulo Rebelo, diretor do Ambulatório João W. Nery.