postheadericon Prefeitura assina convênio com o HUAP

antoniopedro

Foi assinada nesta quinta-feira (30/10) a contratualização entre a Prefeitura de Niterói e o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), na qual o município repassa recursos de financiamento do Ministério da Saúde para o hospital, através de convênio, e contrata, como contrapartida, os serviços da unidadehospitalar para a rede de atenção do município e das cidades da Região Leste Metropolitana.

Mensalmente serão repassados pela prefeitura aproximadamente R$ 3 milhões para o Huap, que oferecerá atendimento de emergência referenciado para a média e alta complexidades. A unidade também entra na rede de alta complexidade da Região Metropolitana com regulação compartilhada de leitos e oferece ainda atendimento ambulatorial para a população de Niterói e cidades vizinhas.

O contrato foi assinado pelo prefeito da cidade, pela secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira; e pelo diretor do Huap, Tarcísio Rivello.

“Estamos assinado a contratualização com o Hospital Universitário Antônio Pedro após alguns meses de diálogo entre a prefeitura, a Metropolitana 2 e o hospital. Considero este evento de hoje um marco para a rede de saúde de Niterói e para a região do leste metropolitano porque, ainda que tenhamos desafios na gestão do hospital,  essa contratualização representa um salto de qualidade no relacionamento entre a prefeitura e o hospital”, afirmou Rodrigo Neves.

A secretária Solange Oliveira destacou que a discussão desse contrato teve um grande simbolismo. “A discussão desse contrato abriu um diálogo muito importante com o hospital universitário e com a rede de saúde da região Leste Metropolitana. Essa aproximação fez como que os municípios passassem a conhecer melhor e entender as questões relacionadas ao hospital, que também passou a compreender melhor os temas referentes à rede de saúde. Isso deu uma identidade única para as instituições. Nós estamos todos a serviço do público. Essa compreensão surgiu desse diálogo. Além de contratualizar, hoje partimos de um outro entendimento, que é o de parceria, e é o que vai marcar a vigência desse contrato”, destacou  Solange.

O diretor do Huap, Tarcísio Rivello, ressaltou a importância do entendimento entre o hospital e a rede de saúde de Niterói e dos municípios do Leste Metropolitano. “Estamos investindo em um novo ambulatório, para melhorar o atendimento à população, com dignidade. O hospital, que é uma unidade de formação, vai dar um passo muito importante com esses investimentos, porque oferecemos 46 especialidades”, disse.