postheadericon Saúde apresenta novas estratégias para controlar a AIDS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu nesta terça-feira (2/12) nas dependências do SESC, no Centro, o XIII Seminário da Rede de Educação e Saúde para Prevenção das DST/AIDS em Niterói (ReduSaids), Intitulado “Prevenção, diagnóstico, tratamento do HIV/AIDS e outras DSTs: Lições de ontem, Desafios de hoje”, o encontro reuniu estudantes, professores e profissionais de saúde, no encerramento das comemorações pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

A rede pública municipal de saúde esteve engajada nas diversas atividades realizadas. As policlínicas regionais, por exemplo, do Largo da Batalha; Sérgio Arouca, em Santa Rosa; Itaipu, Engenhoca, Fonseca e Carlos Antonio da Silva, em São Lourenço; bem como a Unidade Básica do Barreto, as clínicas da família do Badu e da Teixeira de Freitas, no Fonseca; os módulos do Programa Médico da Ilha da Conceição e Nova Brasília realizaram testes rápidos para o HIV. Uma equipe do Consultório na Rua também realizou o procedimento na Praça São João, no Centro. E uma equipe da ONG Grupo Pela Vidda Niterói também fez o teste rápido por fluido oral em sua sede, em São Domingos.

Na programação vespertina, no SESC, cinco oficinas promoveram um amplo debate sobre a situação da doença no município, enfocando temas variados como: “Estratégias de Redução de Danos e as DST/AIDS: Enlaces e Contribuições na ótica do Consultório na Rua, com a psicóloga, Joana D'Angelo, do Consultório na Rua da FMS; “Risco e Vulnerabilidades no cenário atual: Violação de Direitos na interface com a drogadição infanto-juvenil”, com o representante da equipe de referência Infanto-juvenil (Erijad) da FMS, Júlio Nicodemos; “Conhecendo o HTLV e Co-Infecções – Prevenção é a Solução”, com Marcos Túlios, da Fundação Oswaldo Cruz; “Olhares e Práticas sobre HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente e Transmissíveis”, com a coordenadora do Programa de AIDS da FMS, Márcia Santana; e “Saúde Mental e o HIV/AIDS: Contextos e Determinações Sócio-culturais, com a representante do Programa de Estudos e Assistência (Projad-UFRJ), Viviane Tinoco Martins.

O dia-a-dia de uma mulher convivendo com a AIDS, após perder marido e filho vitimas da doença, foi o tema do vídeo Anjos da Asa Quebrada, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). E encerrando as atividades foi promovida uma mesa redonda com o tema: “Onde começa...com quem termina”, coordenada por Luisa Dutra, do Instituto de Saúde da Comunidade, da Universidade Federal Fluminense (UFF). E para falar de suas respectivas áreas de atuação, estiveram presentes as palestrantes Ana Maria Barros, do Hospital Universitário Antonio Pedro da UFF; Patrícia Rios, do Grupo Pela Vidda, Ângela Machado, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Fábia Lisboa de Souza, técnica da Assessoria Municipal de DST/AIDS/Hepatites Virais.

AIDS: os números

Em Niterói, no ano de 2013, a Covig notificou mais 135 novos casos de AIDS. Em 2014, há 4.227 pacientes cadastrados no sistema de medicamentos para HIV/AIDS, sendo muitos residentes em outros municípios. O Ministério da Saúde (MS) espera aumentar o número de pessoas que conhecem precocemente sua sorologia positiva para o HIV, e na mesma proporção, aumentar o número de pessoas que iniciam precocemente o tratamento. A iniciativa se apóia em fortes evidências científicas que demonstram impacto significante sobre o processo de adoecimento em AIDS, e também na transmissão vertical da doença. É importante destacar que as pessoas podem viver melhor sabendo seu estado sorológico para o HIV, sem medo e sem dúvidas. O teste é seguro e sigiloso.

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a secretaria municipal de Saúde promove, no período de 01 a 05 de dezembro, a realização do teste rápido de HIV nas policlínicas regionais do Largo da Batalha, Sérgio Arouca, Itaipu, Engenhoca, Fonseca, Carlos Antonio da Silva, Unidade Básica do Barreto, clínicas da família do Badu e da Teixeira de Freitas e módulos do Programa Médico da Ilha da Conceição e Nova Brasília. Além disso, a equipe do Consultório na Rua estará realizando o teste na Praça São João.

O município também realizará o XII Seminário da Rede de Educação e Saúde para Prevenção das DST/AIDS em Niterói-ReduSaids. Neste ano o evento tratará do tema Adesão, intitulando-se: “Prevenção, diagnóstico, tratamento do HIV/AIDS e outras DST: Lições de ontem, Desafios de hoje”, que acontecerá no dia 02 de dezembro, no espaço SESC Niterói, de 08 às 18horas.

8h30 – 9h30

Café de Boas-Vindas e Credenciamento

9h30 - 10h

Mesa de Abertura

Solange Regina de Oliveira, Secretária de Saúde de Niterói; Gustavo de Souza Rodrigues, Vice Presidente de Atenção Coletiva Ambulatorial e da Família; Ana Lúcia Fontes Eppinghaus, Coordenadora de Vigilância em Saúde do Município de Niterói; Márcia Santana da Silva, Coordenadora da Assessoria de DST/AIDS e Hepatites Virais de Niterói; Flavia Monteiro de Barros Araújo, Secretária Municipal de Educação de Niterói, e Sérgio Parobé, Gerente do SESC Niterói.

10h – 11h

Conferência: EPIDEMIA HIV/AIDS: “Lições de Ontem... Desafios de Hoje” - Veriano Terto Júnior (UERJ)

11h – 11h50

Peça de Teatro: “A história dessa droga”