postheadericon Saúde promove 2º curso de Manipuladores de Alimentos

IMG_20150708_144507776

O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, realizou o 2º curso de Manipuladores de Alimentos nesta quarta-feira, 08/07, voltado para profissionais de Food Trucks (cozinha móvel) que irão participar da Feira Planetária - evento que reúne os melhores “caminhões restaurantes”- no próximo fim de semana, em Niterói. A capacitação ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, no Centro, e contou com a presença de 32 profissionais do segmento. O objetivo do curso é garantir a qualidade do produto consumido, evitando riscos de intoxicações alimentares à população.

A palestra teve apresentação do Médico Veterinário Valfredo Tress, e abordou temas importantes, como a segurança dos alimentos, buscando sempre alternativas para que não ofereçam perigo à saúde do consumidor, organização no trabalho, ambiente limpo e higienizado, além dos cuidados ao manipular os produtos. Tress destacou ainda, os locais onde são mais encontrados micro-organismos e explicou, com base na legislação em vigor, a vestimenta a ser usada na cozinha. ‘’ É determinado que os profissionais usem calça cumprida, sapato fechado, touca e roupas claras, para que aja maior higiene ao manipular o alimento e não comprometa a qualidade do produto oferecido’’, informou

Segundo o Chefe do Devic, Cláudio Vicente, esse curso tem a proposta de trabalhar a parte de educação sanitária dos estabelecimentos comerciais do município. “Através do curso, vamos apresentar a importância de manipular corretamente os alimentos, a limpeza e higienização adequada dos equipamentos e a procedência da matéria prima. Existem três fatores determinantes da qualidade do produto: mão de obra, matéria prima e equipamento, e esse curso visa sanar os elos de contaminação entre essas partes. Procuramos fazer junto com esses manipuladores, todas as etapas de processamento do alimento, desde o recebimento, até o seu produto final’’, afirmou.

O sócio da empresa responsável pelo evento, Roberto Freitas, lembrou que é a segunda experiência em Niterói e exaltou o trabalho da vigilância sanitária. ‘’ O primeiro evento, realizado em novembro, foi um sucesso estrondoso e, de lá pra cá, cresceu bastante este segmento na cidade. O Food Truck é uma nova opção de gastronomia, com custo mais acessível, e a iniciativa da vigilância sanitária de Niterói é muito importante para o publico entender que toda produção e o município estão preocupados em fazer um evento dentro do padrão de higiene e qualidade, garantindo um bom serviço à população’’, disse.

Ao final do treinamento, os profissionais receberam o certificado de participação que será obrigatório para o evento que acontecerá na cidade. ‘’ É uma gastronomia nova e estamos em fase de elaboração de uma legislação totalmente própria para o segmento, portanto, para que eventos deste porte aconteçam, é necessário o curso de capacitação e uma licença temporária’’, explicou Vicente.