postheadericon Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais é celebrado em Niterói

A Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) irá promover diversas atividades de prevenção e orientação a partir desta terça-feira, 28/07, pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Dentre as ações estão, informações sobre cada tipo de hepatite, intensificação da vacinação contra a hepatite B, além da participação da ONG Genesis, formada por portadores das doenças, que distribuirá material educativo. O evento acontecerá até sexta-feira (31), nas unidades de saúde do município, de 09 às 17 horas.

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado, podendo evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer de fígado. Elas podem ser transmitidas por transfusão de sangue; compartilhamento de agulhas, seringas, canudos ou cachimbos; exposição percutânea, ou de mucosa, a sangue ou fluidos corpóreos; relações sexuais sem uso de preservativos; uso compartilhado de escova de dente, alicate de unha, barbeadores e lâminas; hemodiálise; transplante; e tratamento dentário.

Os testes rápidos para hepatite B e C, realizados para diagnosticar e prevenir casos das doenças, são oferecidos pela FMS no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, na Policlínica Regional do Largo da Batalha, na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, na Policlínica Regional da Engenhoca, na Policlínica Regional Guilherme Taylor March e na Policlínica Comunitária de Jurujuba.

Prevenção

É recomendado o uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção das hepatites B e C. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam que estejam contaminados e, no caso da hepatite B, há também a vacina.

A vacina contra a hepatite B, principal forma de prevenção à doença, está disponível em todas as unidades de saúde para indivíduos com idade até 49 anos. Grupos considerados de alto risco de exposição ou alta suscetibilidade também devem ser vacinados nas unidades da rede pública de saúde.

Grupos vulneráveis que devem ser vacinados contra a hepatite B

Gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; trabalhadores da saúde; portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DST); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; carcereiros de delegacia e de penitenciárias; coletadores de lixo hospitalar e domiciliar; comunicantes sexuais de portadores de hepatite B; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras); manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; populações indígenas; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; profissionais do sexo/prostitutas; usuários de drogas injetáveis e inaláveis; e caminhoneiros.