Principal
Banner

postheadericon CCF-Ilha - Ensinamentos sobre ervas medicinais

 

 

12389121_999004066826418_1214501771_o

 

 

Na terça, dia 15, a Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição reuniu seu Grupo HiperDia de pacientes hipertensos e diabéticos e os profissionais da unidade para o último encontro do ano. Para finalizar com chave de ouro, o professor Fernando Fratane explicou sobre as diversas ervas medicinais e suas finalidades. Com uma experiência de 30 anos na área, Fernando já trabalhou no Getulinho, com crianças que tinham problemas cardiovasculares.

O chá é a maneira mais comum de se usar as ervas. Há duas maneiras de ser preparado, de acordo o tipo da planta. Caso ela seja macia e cheirosa, como capim limão e erva cidreira, apenas a água deve ferver e a erva deve ser colocada posteriormente, com o fogo desligado, por cerca de 15 minutos. Os demais tipos de plantas, de folhas duras, devem ser fervidos junto à água por 2 a 3 minutos. Não devem ser tomados com açúcar e nunca é bom que se exagere na ingestão dos mais fortes, nem que se substitua aos remédios farmacêuticos sem comunicar ao médico.

Para quem tem pressão alta e já passou por algum derrame, Fernando recomendou chás gelados de Laranja da Terra; Parietária; Sete Sangrias; Folhas de Amora, de Jamelão, de Cana; e de Cascas de Chuchu, Berinjela e Jiló. Para diabéticos, o chá de folhas de Jamelão e Amora também é recomendado, assim como o de Pata de Vaca e Abajerú. Quem tem diabetes também deve redobrar a atenção com a alimentação e comer muita salada de Pepino com casca, Almeirão e Hortelã.

A coordenadora do grupo do HiperDia, Cristina Elaine Bantim, afirmou que o uso excessivo dos remédios convencionais, por apresentarem efeitos colaterais, podem desencadear o surgimento de outros problemas de saúde. "A melhor maneira é prevenir, evitar aquilo que começa a dar problemas na saúde, e mudar para hábitos que incluam a alimentação e o tratamento natural".

Lista de ervas medicinais recomendadas na palestra:

Cicatrização: visgo do Bálsamo diluído na água / caroço e casca do Abacate no álcool / Boldo / Erva Macaé / Folha de Couve / Santa Maria
Coluna: folha do Bálsamo na água morna
Estancar sangue: fibra do caule do Bálsamo
Circulação: caroço e casca do Abacate no álcool
Dor: Arnica / caroço e casca do Abacate no álcool
Coceira: caroço e casca do Abacate no álcool
Redução de peso: Abiu Roxo
Estresse: Saião com mel
Conjuntivite: chá de Santa Luzia com soro / chá de Arnica com soro / chá de Rosa Branca com soro
Rins: Parietária
Carência de Vitaminas: Beldroega
Gordura no fígado: Folha de Urucum
Prisão de ventre: Dormideira / Erva Doce / Chicória / Abacate
Bronquite: Capim Limão (com soro serve também de nebulizador)
Cólica: Boldo / Capim Limão / Erva Cidreira
Estômago: Folha de Acerola
Picada de cobra: Surucuína
Insônia: Mulungu
Vícios (cigarro, álcool): Mão De Deus
 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner