Principal
Banner

postheadericon HMCT promove 1ª Campanha de Higienização das Mãos

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), comemorou nesta quinta-feira (05/05) o Dia Mundial de Higienização das Mãos, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para mobilizar os profissionais de saúde, pacientes e familiares, foi realizada a Primeira Campanha de Higienização das Mãos, com palestras e exibição de vídeo no auditório Nely Cantelmo, e a participação do Grupo Servos da Alegria.

 

Aberta oficialmente no último dia 4 de maio, pelo diretor médico do HMCT, Francis Vicente Correa Rímolo, e organizada pela enfermeira Flaviana Matello, técnico de enfermagem João Luiz Simões e pela infectologista, Thaís Oliveira, integrantes do CCIH, a campanha teve como objetivo reforçar nas equipes o conceito de quão importante é o hábito de lavar as mãos. De acordo com os organizadores, cerca de 50% das Infecções Relativas à Assistência à Saúde (Iras) poderiam ser evitadas com a higienização correta das mãos, fato que diminuiria consideravelmente os custos e o tempo de internação, bem como as causas das doenças e os índices de mortalidade.


A campanha, intitulada “Higienize suas Mãos”, contou com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que cedeu o vídeo, além do Ceap e da empresa Sematech. Segundo a infectologista, Thaís Oliveira Vieira, o hábito de lavar as mãos, com água e sabão ou solução alcoólica, é o meio mais econômico e eficaz de se evitar a propagação das infecções hospitalares, que matam 1,4 milhões de pessoas por ano no Brasil.

 

Cinco passos


Ao reforçar na população e preferencialmente nos profissionais de saúde o hábito de lavar as mãos, a OMS estabeleceu cinco passos importantes no combate às infecções hospitalares ou Iras: higienização das mãos antes e depois de contato com o paciente, fazer curativo ou punção, após contato com fluídos corporais e após sair do quarto, enfermaria, CTI ou qualquer outro ambiente onde estava o paciente. Nesse sentido, a OMS estabeleceu também o tempo mínimo para uma boa assepsia das mãos: de 40 a 60 segundos. Além de água e sabão, a OMS preconiza que seja distribuído 20 ml de solução alcoólica para cada paciente por dia, para uma perfeita higienização.

 

Servos da Alegria


Formado por voluntários da Pastoral da Saúde, o grupo Servos da Alegria é um projeto da Mitra Diocesana de Niterói, com coordenação do padre Marcelo José Monteiro da Costa, da paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango. Criado há pouco mais de três anos, o grupo percorre hospitais, asilos e casas de saúde no intuito de divulgar mensagens de interesse da sociedade. Na tarde desta quinta-feira, a equipe de animadores reuniu seis integrantes: Helena Álvares, João Víctor Senna, Carolina Fioravante, Carlos Luiz e Alana Bueno.




 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner