Principal
Banner

postheadericon Seminário sobre câncer de mama reuniu rede de saúde

Seminário Out Rosa Desum 103

Como parte das comemorações pelo Outubro Rosa, de conscientização pelo câncer de mama, na quinta (20/10) a Fundação Municipal de Saúde realizou um Seminário sobre o assunto para profissionais da rede no auditório da Policlínica Sylvio Picanço no Centro de Niterói.

A doutora Thereza Cypreste, mastologista da rede e presidente da ADAMA - Associação dos Amigos da Mama, apresentou a palestra que tem exibido durante esse mês nas unidades de saúde do município.  Utilizando dados do IBGE e do INCA, a doutora ressaltou a importância da atenção da saúde da mulher, ao afirmar que Niterói tem a maior porcentagem de população feminina do Rio de Janeiro: 53,68%. E desse número, mais da metade são de mulheres com mais de 50 anos. A estimativa do INCA para 2016 é de que serão 57.960 novos casos de câncer de mama, com 16,93% destes casos indo a óbito. Depois das doenças cardiovasculares, é a maior causa de morte de mulheres, seguido pelos cânceres de pulmão, de cólon e reto e de útero, além dos traumas gerais.

"A partir dos 40 anos, é recomendado que a mulher realize uma vez por mês o exame de mamografia", afirmou. A prevenção primária não existe, pois não se sabe as causas deste câncer. Já a prevenção secundária é a detecção precoce que aumenta as possibilidades de cura da doença. É importante também estar atento ao histórico familiar. Se mãe, pai, irmã ou irmão tiveram câncer de mama, a pessoa deve fazer mamografia 10 anos antes da idade que o parente sofreu com a doença. É bom lembrar que o câncer de mama também incide no homem, em uma proporção de 1 caso para 100 casos em mulheres.

Thereza Cypreste ressaltou que é preciso reforçar a atenção em mulheres grávidas, que acabam não sendo diagnosticadas pela má avaliação de quem associa sinais anormais nos seios como da formação do leite. Outros grupos de mulheres que merecem maior atenção são aquelas acometidas por problemas psiquiátricos e as portadoras de necessidade especiais. Em sua apresentação, a doutora ainda apresentou fotos como exemplos de como a doença ataca as mamas e deu dicas para a realização do autoexame (deve-se percorrer da axila até a base do seio e depois circular em volta dele).

Após a detecção de sinais nas mamas, as unidades de saúde de Niterói encaminham as pacientes para a realização do diagnóstico na Policlínica de Especialidades da Mulher Malu Sampaio. A unidade conta com 4 mastologistas e realiza dois procedimentos para biópsia: a PAAF e a Core-biopsy. Se a lesão for detectada como maligna, a paciente é referendada para tratamento em centro especializado, como o INCA ou hospitais federais. A Policlínica acompanha a paciente e oferece serviço da fisioterapia para reduzir os efeitos do tratamento no corpo. No evento desta quinta, Giuliana Manarino, da Comissão de Oncologia, discorreu sobre esse fluxo do atendimento organizado pelo Sistema Estadual de Regulação (SER).

Na mesa de abertura, participaram a diretora da Policlínica Malu Sampaio, Celia Regina Bragança; Juliana Costa, vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF); Nelma Lucia, assistente social do Programa de Saúde da Mulher; e Odila Curi, do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (DESUM), organizador do evento. Segundo Odila, durante o ano foram realizados mais de 5 mil exames de mamografia, divididos entre a Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço (PESP), o CAZES (clínica particular conveniada) e o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).

Ao final do Seminário, as Adametes, voluntárias da ADAMA, cantaram paródias sobre o combate ao câncer de mama e homenagearam a doutora Thereza. São mulheres que superaram o tratamento e hoje ajudam a alertar outras mulheres. Reúnem-se nas quartas, das 8h às 11h, na Visconde de Uruguai, nº 531. A ONG, que comemorou 20 anos em 2016, é parceira do município prestando suporte psicossocial e jurídico à mulher que está tratando do câncer de mama.

Agenda do Outubro Rosa

A programação do Outubro Rosa já realizou ao longo do mês coleta de preventivos, palestras e rodas de conversa em diversas unidades de saúde do município. Na próxima terça, 25, às 9h, estão marcadas Caminhada Rosa pelo Horto do Fonseca e Pet Rosa, no cuidado dos animais de estimação, em Icaraí (na Rua Silvestre Rocha, nº2).

Ações programadas nos Médicos de Família - 22/10: Engenho do Mato, Nova Brasília, Bernardino, Matapaca, Preventório, Jurujuba, Cavalão e Atalaia; 23/10: Cavalão; 24/10: Maruí e Cavalão; 25/10: Cavalão, Palácio, Maruí; 26/10: Viçoso Jardim, Cafubá, Cavalão; 27/10: Maruí; 29/10: Vital Brazil.

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner