postheadericon Novembro Azul: Prefeitura alerta sobre saúde do homem

outubroazul2016

Um dos maiores símbolos de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, ganhou, na noite de hoje (1º/11), uma iluminação especial: a fachada ficará azul a cada hora, durante dez minutos, a partir das 19h. A ação faz parte do Novembro Azul, campanha internacional que quer alertar sobre a saúde do homem e, em especial, a prevenção ao câncer de próstata. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará diversas atividades e ações informativas sobre o tema.

Organizada pelo Departamento de Supervisão Técnica Metodológica (DESUM) da FMS, a programação no Novembro Azul contará com atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem, além de ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e rodas de conversa nas unidades básicas de Saúde do município.

"Infelizmente, muitas vezes, os homens têm medo de ir ao médico e, quando adoecem, a situação já está crítica. É preciso quebrar essa barreira e conscientizá-los sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo. O Novembro Azul tem o objetivo de intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem, desde a infância até a terceira idade. As atividades da Fundação vão alertar sobre o câncer de próstata, mas também sobre outras doenças, como hipertensão, diabetes e tabagismo, além de estimular a prática de exercícios físicos", destaca a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Iluminação – O projeto de iluminação, assinado pelo lighting designer Peter Gasper (1940-2014), conta com 109 projetores em LED, que possibilita a criação de efeitos de iluminação e a troca de cores do monumento (espelho d’água e prédio), além de gerar uma economia de cerca de 80% no consumo de energia em relação ao sistema anterior.