postheadericon FMS realiza curso prático de licitação e pregão

Curso de Licitação e Pregão 016

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou na tarde desta quinta-feira o Curso Prático de Pesquisa de Mercado, Pregão Eletrônico e Negociação nas Contratações Públicas. O evento aconteceu num Telecentro cedido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado no Terminal Rodoviário de Niterói (Teroni), no Centro.

O vento reuniu cerca de 40 profissionais de saúde, divididos em duas turmas. O treinamento teve como base o decreto 12517/2017, que normatiza a pesquisa de preços antes da aquisição de bens e da contratação de serviços pela Administração Pública Municipal.

O curso teve como objetivo preparar gestores, compradores públicos, pregoeiros e membros de equipe de apoio ao processo licitatório para a realização das atividades de pesquisa de mercado. Além disso, as aulas teóricas e práticas se baseavam em normas legais, jurisprudências do Tribunal de Contas da União (TCU) e nas ferramentas disponibilizadas pelo Portal de Compras Governamentais (Comprasnet): www.comprasgovernamentais.gov.br

Para garantir a idoneidade do certame, segundo o professor Vinícius de Lima e Silva Martins, a pesquisa de preços deverá ser a mais ampla possível, incluindo o maior número de fontes disponíveis, mediante a utilização do site do Governo Federal ou por meio da consulta de preços publicados na mídia especializada e de outros endereços na internet.

Para o assistente administrativo, Felipe Casado, 35 anos, o curso proporcionou a adequação de seus conhecimentos à modernização da nova gestão.  Ainda segundo o servidor, as aulas teóricas ocorreram nos dias 7 e 8 e as práticas continuarão amanhã e nos dias 13 e 14 deste mês.