postheadericon Campanha de Vacinação contra Gripe

Foi realizado no último sábado (13) o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em Niterói. Todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais e Comunitárias, além dos Módulos de Saúde da Família estarão abertos das 8h às 17h. Para isso, serão mobilizados em torno de 550 profissionais de saúde nas 50 salas de vacina do município. A vacina é fabricada com partículas inativadas dos vírus H1N1, H3N2 e B e, portanto, é incapaz de produzir a doença. A meta é imunizar 162.762 pessoas até o fim da campanha, no dia 26 de maio.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, alerta para a importância da vacina e convoca a população para o dia D. “Nas três primeiras semanas da campanha foram vacinados 43.335 mil pessoas, representando 25% do público total. A imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da doença, portanto é fundamental que as pessoas que fazem parte dos grupos tomem a vacina. Quem não pode se imunizar durante a semana, aproveite este sábado de mobilização para se proteger”, explica Maria Célia, orientando as pessoas a não deixarem para se vacinar nos últimos dias, quando normalmente as filas e o tempo de espera são maiores.

O público-alvo é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) espera imunizar pelo menos 90% de cada grupo.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que estão com os sintomas da gripe, desde que não estejam com febre, podem tomar a vacina. A imunização contra gripe pode ocorrer ao mesmo tempo que a vacinação contra febre amarela.

Documentos – Para receber a dose, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem: trabalhadores da Saúde ou da Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá; crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, o cartão de vacinação; pessoas com 60 anos ou mais, a identidade; pessoas com doenças crônicas (a partir de 5 anos de idade), a solicitação médica, com indicação da doença; as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do bebê; e as gestantes só precisam declarar que estão grávidas.

Salas de vacina – Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March - Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes - Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa - Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva - Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra - Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. Joãoda Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador e Piratininga.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga,  Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.