Principal
Banner

postheadericon Dia D contra o HPV e meningite vacina mais de 400 jovens

vaccination-1215279_960_720

Durante a manhã do último sábado (1), adolescentes compareceram às unidades de saúde de Niterói durante o dia D de vacinação contra o HPV. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mobilizou 500 profissionais para a ação, que ocorreu das 8 às 12 h, nas Policlínicas, Unidades Básicas e módulos do Médico de Família. Fazem parte do público alvo meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Nessa faixa etária, foi aplicado um total de 440 doses da vacina contra o HPV. A imunização contra meningite também foi realizada para adolescentes de 12 e 13 anos, totalizando 240 doses.

 

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, esteve na Policlínica e alertou que a vacina ainda pode ser encontrada nas unidades de saúde. “Quem não conseguiu vir neste sábado pode procurar umas das salas de vacinação durante a semana para receber a dose. A vacina é muito importante para prevenção do HPV, relacionado ao surgimento do câncer”, afirma.

 

Em 2014, a vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação. Também devem receber a vacina, mulheres e homens vivendo com HIV, com idade entre 9 e 26 anos. Esse grupo específico deverá procurar o serviço de Saúde onde é acompanhado para o HIV para buscar as orientações necessárias para se vacinar.

 

A imunização continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Regionais e Comunitárias e Módulos do Programa Médico de Família de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 h. Para receber a dose, a criança terá que levar à unidade o Cartão de Vacinação e um documento para comprovação da idade.

 

O HPV - Os tipos de vírus HPV mais comuns são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero e até 90% das lesões anogenitais. Outros tipos de câncer que podem estar associados ao HPV são de vagina, de vulva, de pênis, de ânus e de orofaringe. A principal forma de transmissão é por via sexual.

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner