Principal
Banner

postheadericon Reforço no armazenamento de leite materno do Antônio Pedro

doar-leite-materno-01

 


Para ajudar a garantir que o ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) aumente a captação de recipientes para acondicionamento de leite materno, a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) está iniciando uma campanha para arrecadar potes de vidro, com “bocas” largas e tampas de rosca. Os recipientes podem ser  deixados no próprio hospital ou em qualquer distrito da clin. A média ideal para abastecer o banco de leite do hospital e não correr o risco de escassez é de 70 litros de leite e 50 potes de vidro por semana.

 

No mês de agosto ocorre a Semana Nacional do Aleitamento Materno, e até lá a CLIN e o Banco de Leite pretendem chamar a atenção para a importância da doação tanto do recipiente quanto do próprio leite. Para dar o exemplo, a CLIN entregou nesta segunda-feira (03), três mil vidros que foram arrecadados através de doação ou do sistema de coleta seletiva existente na cidade. “Observamos a quantidade de vidros arrecadados pela CLIN e ficamos sabendo dessa necessidade do banco de leite,  que realiza um trabalho de extrema importância para saúde das nossas crianças. Com essa doação, a CLIN dá o exemplo, chamando a atenção para a campanha, e um destino correto a esse material. Além disso, ajuda o hospital, centenas de mães e bebes que dependem do trabalho realizado no BHL. “diz Luiz Carlos Fróes Garcia, presidente da CLIN”.

 

Segundo a coordenadora de Assuntos Externos do Huap, Bertilla Riker, ser doadora de leite humano é dar chances de vida para essa população tão vulnerável.Além do Hospital Universitário Antônio Pedro, o município conta com mais quatro salas de apoio para coleta do leite: Maternidade Alzira Reis, Maternidade São Francisco,  Policlínica Regional Doutor Carlos Antônio da Silva e na Unidade Básica de  Saúde  de Santa Bárbara. "O leite humano é muito importante para a qualidade de vida dos bebês internados terem melhores chances de sobreviverem com melhor qualidade de saúde. O BHL trabalha também no sentido de apoiar as mães desses bebezinhos para que elas consigam amamentar seus filhos assim que tenham condições de serem amamentados. Os filhos bem nutridos e educados podem transformar a nossa sociedade em algo muito melhor.” disse Bertilla Riker.

 

Considerado essencial para os recém-nascidos o leite humano além de alimentar, protege o bebê contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e até mesmo alergias, porém algumas mães encontram dificuldades de amamentar seus filhos por diversos motivos e nesses casos os bancos de leite tornam-se potentes fontes de vida. Lá os leites são recebidos, pasteurizados e distribuídos para as crianças.

 

As interessadas em doar devem entrar em contato com o BLH do hospital, solicitar uma visita dos profissionais de enfermagem na residência, onde será feito um cadastro, composto por entrevista e orientações, a fim de avaliar as condições para doação e exames também serão recomendados. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e na doação. O contato para agendar uma visita pode ser feito pelo telefone (21) 2629-9234 ou através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Quem preferir visitar pessoalmente, o endereço do BLH do Huap é Avenida Marquês do Paraná, 303, térreo, Centro, Niterói.

 

A população também pode colaborar doando potes de vidros, com “bocas” largas e tampas de rosca, como os potes de cafés solúveis, palmito, azeitona ou maionese, por exemplo. A entrega pode ser feita no banco de leite do Huap, localizado na Rua Marquês de Paraná, 303 – Centro - Niterói- térreo, ou em um dos postos de entrega voluntária da CLIN. Confira os endereços no site http://www.clin.rj.gov.br/?a=coletaseletiva

 

Outros postos de doação de leite materno


Maternidade Alzira Reis

Av.Carlos Ermelindo Marins n/nº - Jurujuba

Tel.: 3611-0107 - 3701-1846

 

Maternidade São Francisco

Rua Tapajós, 325 - São Francisco

Tel.: 3525-4040

 

Policlínica Regional Doutor Carlos Antônio da Silva

Rua Jansen de Mello s/nº - São Lourenço

Tel.: 2717-1426 - 2719-0050

 

Unidade Básica de  Saúde  de Santa Bárbara

Rua Jandira Pereira, 625 - Santa Bárbara

Tel.: 2627-6303

 

 

 

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner