postheadericon Congresso: Regulação de pessoas com deficiência

Congresso sms

Niterói vai estar presente no 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde apresentando a experiência exitosa de regulação da pessoa com deficiência. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do seu Departamento de Controle e Avaliação (Decau) atualizou o RESNIT, seu sistema de regulação, organizando e ordenando a demanda por tratamento desta população em seus municípios pactuados sem onerar as contas de Niterói.

91 dos 92 municípios do Rio de Janeiro estão pactuados com a cidade para os tratamentos em reabilitação visual, enquanto 55 municípios estão pactuados para reabilitação física e 50 para tratamento ortopédico e de locomoção. De janeiro a maio foram 432 solicitações para as reabilitações. A equipe de regulação é treinada com profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

"Desse modo, estão feitas as bases para que a gestão seja de fato desempenhada pelo município gestor, de forma transparente", afirmou Maria José Soares, do Decau, que vai apresentar o trabalho no Congresso no dia 13 de julho. O Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde ocorre no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, durante os dias 12 e 15, com o tema "Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS".