Principal
Banner

postheadericon Programa Aprendiz leva música e alegria para Getulinho

Getulinho Aprendiz012 (1)


Com canções como “Azul da Cor do Mar” (Tim Maia) e “Simples Desejo” (Jair de Oliveira) e clássicos como “Cannon in D Maior” (Johann Pachelbel) e “Jesus Alegria dos Homens” (Bach), os jovens do Programa Aprendiz – Música na Escola levaram um pouco mais de alegria para os pacientes do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Zona Norte de Niterói, nesta quinta-feira (14/09).

 

A Camerata Barroca e o Coral Aprendiz se apresentaram na Emergência, na Clínica Médica e no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital pediátrico e foram recebidos com muita emoção e carinho pelos pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade. Como no caso da técnica de enfermagem, Mara França Ferreira, 37 anos, que estava na emergência com sua filha, Marcele, de 14 anos. Segundo ela, essa atividade alegrou muito o ambiente.

 

“No hospital as pessoas estão com dor, sofrimento, essa iniciativa suaviza o ambiente, nos alegra e acolhe. É um lindo projeto que beneficia tanto as crianças, quanto os acompanhantes, gostei muito”, afirma Mara.

 

Formada por músicos do Programa Aprendiz - Música na Escola – iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói – a Camerata tem como objetivo valorizar a experiência de ser um solista, dando ênfase a composições do período Barroco. Já o coral é composto por crianças e jovens entre 8 e 12 anos, que compõe as classes de Canto e Iniciação Musical do Aprendiz.

O coordenador do Programa Aprendiz, Daniel Oliveira conta que, além de todo o trabalho já desenvolvido, eles separaram esses dois grupos para realizar ações em instituições filantrópicas, asilos e hospitais.

 

“Refletimos o amor e a energia que desenvolvemos ao longo de 16 anos de programa e esse ano fizemos esses dois grupos com a ideia de retribuir esse amor que recebemos, além de mostrar o nosso trabalho”, conta Daniel.

 

Fátima Mendonça, também coordenadora do Programa, complementa explicando que há a preocupação com a formação dos alunos do Aprendiz. “Fazendo esse trabalho por meio do amor e é uma forma das crianças crescerem pessoalmente, como indivíduos, nos sentimos muito felizes em estar aqui”, explica.

 

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, fala que essa é uma bela iniciativa e fundamental para um melhor ambiente hospitalar. “No hospital as pessoas estão mais fragilizadas e esse trabalho permite que haja um momento de alegria, descontração. A música é uma bela maneira de proporcionar um bom momento aos pacientes e familiares”, declara.

 

Programa Aprendiz - Música na Escola


O Projeto oferece classes de violino, viola, violoncelo, flauta transversa, clarineta, cavaquinho, violão e percussão – além do canto coral. As atividades acontecem dentro das Escolas Municipais de Niterói, facilitando o envolvimento dos alunos e fortalecendo seu relacionamento com a própria instituição.

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner