postheadericon Bloco Loucos pela Vida escolhe samba enredo para o Carnaval

Carnaval Loucos pela Vida 138

O Centro de Convivência e Cultura: Oficinas Integradas, do Programa de Saúde Mental (PSM) da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, promoveu na tarde desta quarta-feira (6), no Bar Mãe D´Água, na Praça Leoni Ramos, 7, em São Domingos, uma festa para escolha do samba enredo do Bloco Loucos pela Vida para o Carnaval 2018.

Composto por Paulo Fernando e Ângela Carvalho, do Caps Casa do Largo, em Pendotiba, o samba vencedor foi “Neste Carnaval vem pra Folia da Saúde Mental”. A dupla de compositores é a mesma que ganhou no ano passado.

Cerca de 50 pessoas acompanharam a apresentação dos três sambas inscritos na disputa: além do primeiro colocado, concorreram “Maneiras de Ocupar a Cidade”, de Jackson do Sax, Paulo Fernando e Ângela Carvalho; e “Ocupar a Cidade”, de Benedito, Marcos, Damião, Enes, Marcelinho, Carolina e Elizabete.

O percussionista Folia, mestre de bateria do Boco Pira Pirou, do Instituto Pinel do Rio de Janeiro, e um dos integrantes da comissão julgadora, entregou o troféu à psicóloga Angela Carvalho.

De acordo com o técnico Petrônio Vieira Ornellas, a comissão julgadora tinha a prerrogativa de mudar a letra dos sambas inscritos para adequá-los ao enredo deste ano – “Maneiras de Ocupar a Cidade”. Como critérios de julgamento, os juízes avaliaram o tema, a harmonia, o ritmo e a melodia dos sambas concorrentes.

O pesquisador Francisco Verani Protásio, estudante do curso de Estudos de Mídia, do Instituto de Artes e Comunicação Social, da Universidade Federal Fluminense, e “oficineiro cultural” do PSM, explicou que a competição ocorreu pelo segundo ano consecutivo, reunindo pacientes e profissionais da Fundação Municipal de Saúde.

Ainda segundo Protásio, durante o desfile do Bloco Loucos pela Vida, que será realizado em 1º de fevereiro de 2018, das 14h às 17h, na Avenida Rio Branco, entre o Centro e São Domingos, haverá um concurso de fantasia, cujo vencedor será premiado com um troféu.