Mutirões contra Aedes aegypti avançam em Niterói

postheadericon Mutirões contra Aedes aegypti avançam em Niterói

cczbarreto

Mais de 1600 imóveis foram vistoriados durante essa semana em outra etapa de mutirões contra o mosquito Aedes aegypti, no Barreto. O objetivo da Prefeitura de Niterói é intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano, mesmo após o término do verão, período com maior incidência do mosquito.

Ao longo da última semana, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram a região entre as Ruas Presidente Craveiro Lopes e Dr. March vistoriando casas, estabelecimentos comerciais e praças para identificar possíveis criadouros do mosquito e eliminá-los. Além do combate, a equipe informou sobre as doenças transmitidas e medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes dentro de casa.

A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê de Combate à Dengue da Regional Norte para diminuir a proliferação do inseto na área. A ação é uma parceria com a secretaria Regional do Barreto, secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), além de atores sociais da região – associação de moradores, escolas e unidades de saúde.

De acordo o chefe do CCZ de Niterói, Francisco de Faria Neto, é fundamental definir um dia na semana para realizar a troca de água e a lavagem dos reservatórios que não podem ser eliminados, como pratinhos e vasos das plantas.

“A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, combater os criadouros do Aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada, como garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva”, sinaliza Francisco.

Ação diária – Além dos mutirões, as equipes do CCZ realizam trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito em Niterói. Agentes vistoriam diariamente imóveis em todas as regiões do município, combatendo focos do inseto e orientando a população. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o CCZ nas suas áreas de cobertura. Niterói também possui Comitês Regionais de Combate à Dengue, organizados pelas Policlínicas Regionais, com ações elaboradas de acordo com as características de cada comunidade.

A Prefeitura de Niterói está intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, realizando mutirões na cidade. O primeiro bairro a receber a iniciativa foi o Barreto, onde mais de mil imóveis foram vistoriados desde o início de março. O objetivo da Fundação Municipal de Saúde é intensificar as ações já realizadas rotineiramente durante o ano todo.

Os agentes do Serviço de Controle de Vetores percorreram as ruas das comunidades do Marítimos e Buraco do Boi, vistoriando casas e comércios a fim de eliminar possíveis focos do inseto. Os moradores foram orientados e receberam material informativo sobre medidas de prevenção.

Na ação operacional, os profissionais também fizeram aplicação de inseticida com uso de carro fumacê e de equipamento específico intradomiciliar para eliminar mosquitos adultos. O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde realizou palestras educativas sobre arboviroses para pais, professores e alunos nas escolas da região.

A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê de Combate à Dengue da Regional Norte para diminuir a proliferação do inseto na área. O comitê envolve várias secretarias como a de Conservação e Serviços Públicos, Saúde, CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), a secretaria Regional do Barreto, além de atores sociais da região – associação de moradores, escolas e unidades de saúde.

Segundo o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Francisco de Faria Neto, o índice de criadouros de mosquito na cidade está controlado e dentro do padrão instituído pelo Ministério da Saúde. No entanto, com as recentes chuvas, a atenção tem que ser redobrada, porque esses índices costumam subir.

“O cuidado com as caixas d'água deve ser ampliado. É essencial que ela esteja tampada ou com tela mosquiteira. A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, combater os criadouros do Aedes que coloca seus ovos em recipientes com água parada, como garrafas, sacos plásticos e pneus velhos”, explica, recomendando que as pessoas tirem um dia da semana para verificar a presença de focos em suas casas, interrompendo o ciclo de vida dos mosquitos.