Principal
Banner

postheadericon Vacinação contra sarampo e pólio prorrogada até dia 15

polio-15

 


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo até o dia 15 de setembro. De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), o objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra essas doenças. Todas as crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias devem se vacinar.

Do início da campanha até esta sexta-feira, 31, foram aplicadas 13.725 doses contra a paralisia infantil, o que corresponde a 68,43% do público alvo, e 13.190 doses da tríplice (sarampo, rubéola e caxumba), o que corresponde a 65,77% dos menores vacinados. O público alvo em Niterói soma 25 mil crianças.

As doenças – A Poliomielite ou “Paralisia Infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.



Rotina

As imunizações fazem parte da rotina das unidades de saúde do município.

A imunização do sarampo é para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A orientação para quem nunca recebeu a vacina é a seguinte: de 5 até 29 anos, 02 doses de tríplice viral com intervalo de 30 dias entre as doses. De 30 a 49 anos, 01 dose de tríplice viral. Os profissionais de saúde avaliarão a necessidade ou não da aplicação da dose.

Salas de vacina – Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March - Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes - Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa - Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva - Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca, Rua Jornalista Sardo Filho, 196, Ilha da Conceição; Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº, Jurujuba; Av. Colônia s/nº, Caramujo; Professor Barros Terra - Rua Alcebíades Pinto, s/nº, Cantagalo; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca, Baldeador e Piratininga.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Alarico, Atalaia, Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga,  Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu e Cavalão.



 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner